quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Informações úteis sobre a Tailândia

A Tailândia é um país do sudeste asiático com cerca de 66 milhões de habitantes. O idioma oficial é o tailandês, mas o inglês é amplamente usado no meio turístico, todo mundo se vira com algumas frases em inglês. Eu viajei sozinha por 15 dias e achei o local bem seguro, mesmo à noite.  
O povo tailandês é muito simpático, gentil, trabalhador e religioso. ÀS 06:00 as barraquinhas já estão na rua com comida pronta e os tailandeses budistas com suas oferendas. Seguem abaixo algumas informações básicas para quem vai visitar o país:

Quanto tempo ficar?

Depois de quanto dinheiro levar, essa é a dúvida mais cruel. Você começa a pesquisar e descobre que é muita praia, ilha e templo para colocar no roteiro.
Eu fiquei 20 dias, divididos entre Bangkok, Ko Phi Phi, Ao Nang ( e praias e ilhas próximas) e Chiang Mai. Esse é o roteiro principal que a maioria dos turistas faz. Muita gente aproveita para conhecer países próximos como Camboja, Laos e Vietnã na mesma viagem. Eu escolhi ficar somente na Tailândia, não imagino fazer este roteiro em menos tempo para encaixar outras cidades. Ficaria muito corrido e eu não iria aproveitar do mesmo jeito. O resto da Ásia vai ficar para uma próxima viagem.

Vacinas e documentos:

Para entrar na Tailândia é exigido passaporte com no mínimo 6 meses de validade e vacina contra a febre amarela com certificado internacional. Quando cheguei no aeroporto de Bangkok precisei ir ao "heath control" mostrar o certificado, antes mesmo de pegar a bagagem despachada. Veja aqui como emitir este certificado.


Clima:


Na Tailândia faz bem menos calor do que o Brasil. Isso que fiquei entre os dias 26 de dezembro e 16 de janeiro. Eu levei três tubos de protetor solar e não cheguei a usar um inteiro. Pra quem já foi para o Rio de Janeiro ou Nordeste, saibam que o calor não chega nem perto. Se for a Chiang Mai leve um casaquinho, é bem frio de manhã cedo.

A baixa temporada da Tailândia é durante as monções, mas tem o perigo de a chuva estragar a sua viagem. Para quem quer saber mais tem essa matéria aqui.

Meios de transporte:

Você tem basicamente 5 opções: a pé, taxi, tuk tuk, ônibus e metrô. Eu fiz praticamente tudo a pé, salvo algumas vezes onde era muito longe ou eu não sabia onde estava hahah. Nunca aceite o preço inicial que os motoristas de taxi e tuk tuk oferecem, é sempre o dobro ou mais caro do que deveria. Apesar de ser lei a exigência de ligar o taxímetro, vi bem poucos taxis com ele ligado. Não adianta pedir pra ligar, eles viram as costas e ficam irritados. 
O ônibus eu nem tentei usar. Bangkok tem um sistema de metrô, o BTS, que eu tentei usar uma vez, a funcionária não soube me explicar como ir da estação de trem pra Khaosan, no fim andei mais de 30 minutos a acabei voltando pro mesmo lugar de onde eu saí kkkk. É nessa situação que eu pego um taxi pra não ficar perambulando pela rua à noite.
Uma coisa que eu não fiz e não recomendo são viagens longas de ônibus. As estradas tailandesas estão entre as mais mortais do mundo, enquanto eu estive lá um ônibus que ia para Chiang Mai capotou e vários turistas morreram. Eu prefiro gastar dinheiro pagando um voo. O trem é outro meio de transporte usado entre as cidades, eu usei e recomento para viagens mais curtas, como bate e volta. No post sobre Auytthay conto mais sobre os trens.

Hospedagem:

Todos os hostels onde me hospedei na Tailândia cobraram um depósito reserva (devolvido no check-out), que varia entre 100 e 500 baht. O preço da hospedagem é muito barato. Todos os quartos tinham ar condicionado, que era ligado por volta das 18:00 -19:00 e desligado perto do meio dia, dependendo do hostel. Todas as reservas foram feitas pelo booking.com.
Ah, não pode ficar de calçado no hostel/hotel, todos precisam deixa na entrada. Até em algumas lojas eles pedem para deixar os calçados do lado de fora. 
Eu me hospedei em 4 cidades ( Bangkok, Ko Phi Phi, Ao Nang e Chiang Mai), em quarto coletivo de hostel. Bagkok foi o único lugar onde tinha café da manhã incluído, nos demais havia água quente, chá, pó de café e leite em pó disponível o dia todo. Alguns oferecem café da manhã tipo americano pago à parte, mas varia entre R$10 -12. Eu acho que não compensa, eu sempre ia um dia antes na 7 eleven e comprava coisas como sanduíche ( eles esquentam), iogurte, bolinho, bolacha e montava um café da manhã por R$5,00 - 6,00. Preços:

3howw hostel Bangkok: R$150 (5 diárias).
Chaokoh dorm room Ko Phi Phi: R$200 ( 3 diárias).
The moment hostel Ao Nang: R$179 ( 5 diárias).
CM City Hostel Chiang Mai: R$ 86 (4 diárias).

Mercado:

Na Tailândia tem uma franquia americana de mini mercados espalhada em quase toda rua ( sem exagero!), a 7eleven. Os preços são mais baratos que no Brasil, como por exemplo:
R$1,40 - lata de refrigerante.
R$1,50 - pacote de bolacha salgada.
R$1,30 - croissant.
R$2,50 - iogurte grego com cereal.
R$2,50 -  sanduíche com queijo e presunto (eles esquentam na hora).
R$5,80 -  batata de lata Pringles grande ( SIM, É ISSO MESMO!).
R$2,50 -  sorvete cornetto.
R$2,50 - café com leite (pó para misturar, copo e água quente).

Eu achava que conseguiria comprar comida congelada para almoçar ou jantar, mas só tem comida asiática cheia de pimenta, inclusive o cup noodles.


Dinheiro:

A moeda da Tailândia é o Baht. Para converter para o real é só cortar o último zero. Por exemplo, 120 Baht = R$12,00 ( podem varias uns centavos, mas é bem aproximado).
Todas as cidades onde fui na Tailândia havia caixas eletrônicos espalhados por toda a parte. A maioria deles era na rua mesmo, sem nenhuma proteção. Pra achar uma casa de câmbio não precisa procurar muito, e elas tem cotações bem parecidas, mas não trocam real :-(. 
Minha viagem durou 15 dias ( Bangkok, praias e ilhas do sul e Chiang Mai).
Eu levei U$600  para gastar lá. U$ 250 em espécie e o restante no cartão travel money. A cada saque paga 200 Bahts de taxa (R$20,00). Não usei cartão de crédito lá, somente sacava dólar no caixa eletrônico e depois trocava por Baht.
Eu já fui com os voos internos e a  hospedagem quase toda paga. Somente o hostel em Chiang Mai não aceitava pagamento pelo booking no cartão. E o passeio no santuário dos elefantes precisei pagar metado adiantado na reserva e o restante no dia do passeio. O restante que gastei foi com transporte, passeios, alimentação e alguns souvenirs, mas economizando muito :- ). Acredito que mesmo para uma viagem econômica de 15 dias, levar menos de que U$600 você fica no aperto.

Religião:

A Tailândia tem uma das maiores populações religiosas do mundo. 94,6 % da população se declara budista. Só a cidade de Bangkok tem 40.717 templos. Nas praias não era tão comum, mas em Bangkok e Chiang mai eu via monges todos os dias. 

Os muçulmanos representam 4,6% da população, majoritariamente no sul do país. Nas praias eu via muitas muçulmanas trabalhando nas agências de turismo, restaurantes e até uma  motorista de tuk tuk. 
Os templos tem uma regra bem rígida de vestimenta: não pode mostrar as pernas, ombro ou barriga. Você nem chega a entrar se não estiver apropriadamente vestido. Calça jeans colada também não pode.  No primeiro templo que fui eu me esquecei disso e acabei comprando um saia longa e uma blusa de elefantinho pelo dobro do preço na porta do templo. Depois disso eu já deixava essa roupa na mochila. 
Os pés são a parte mais suja do corpo para os budistas. por isso nada de calçados para entrar nos templos. Do lado de fora pode circular de calçado, mas para colocar o seu pezinho dentro do templo é preciso tirar e deixar do lado de fora. Todo mundo deixa, não fui roubada nenhuma vez.

Não fale mal do rei


Ele está em toda a parte. Há fotos dele espalhadas por 
todos os estabelecimentos comerciais, praças, casas, etc. Maha Vajiralongkorn é o atual rei ( meio polêmico ) e falar mal da monarquia dá cadeia. Um homem teve pena de 15 anos de prisão por falar mal do cachorro do rei. Outro pegou 35 anos de cadeia por falar mal do rei no facebook. O atual rei assumiu o trono em 2016 após a morte de seu pai Bhumibol Adulyadej, que era muito querido pela população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário