domingo, 16 de agosto de 2015

Vacina contra a febre amarela com certificado internacional da ANVISA

O processo para tomar a vacina e pegar o certificado é bem simples, fiz tudo no mesmo dia. Entre no site da ANVISA e  faça o cadastro do viajante. Não é obrigatório mas agiliza o processo. Se você já tiver o cadastro no site não vai ser preciso fazer o preenchimento do seu perfil na hora de emitir o cartão. 
 A vacina precisa ser tomada no mínimo dez dias antes de viajar e tem validade de dez anos. Tanto a vacina como o certificado são oferecidos gratuitamente pelo SUS.  Tem um hospital particular onde moro que cobra  R$100! Eu tomei a vacina em um posto de saúde, confira antes quais lugares da sua cidade  possuem a vacina, pois não são todos que têm.
Como emitir o certificado internacional: há postos de saúde que possuem a vacina e a emissão do certificado no mesmo lugar, o que não era o meu caso. Para emitir o certificado internacional de profilaxia precisei ir na vigilância epidemiológica com a carteira de vacinação e o comprovante de que tomei a vacina. O certificado fica pronto na hora.  
A vacina não tem nenhuma reação grave, mas alguns segundos depois de tomar eu comecei a ficar meio surda e tonta. A mulher precisou repetir cada pergunta para preencher o cartão ahaha. Mas uns 20 minutos depois voltou tudo ao normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário