sábado, 4 de fevereiro de 2017

Piscinas naturais do Picãozinho, Seixas e Praia de Tambaú

O plano inicial no nordeste era visitar a Chapada Diamantina. Mas comprando as passagens em setembro consegui preços tão baratos que dariam para ir pra Europa. Testei todos os roteiros possíveis e no fim ficou assim: João Pessoa - Recife - Porto de Galinhas - Natal - João Pessoa. Sim, eu desci, subi e depois desci de novo pra pegar o voo de volta.
Eu tive o azar de ir pra João Pessoa na maré alta. Não pesquisei a tabua de marés, estava 8.0, mas fui mesmo assim. Em João Pessoa tem dois locais com piscinas naturais: Seixas e Picãozinho. As piscinas se formam na maré baixa, na maré alta fica somente uma praia qualquer com corais e alguns raros peixes.
Os barcos para o Picãozinho saem da praia de Tambaú. Não precisa comprar nada antecipado, os vendedores ficam igual urubus nos turistas. Eu não sabia e comprei antecipado pela internet, pelo menos paguei R$10,00 mais barato. Se você não sabe nadar não vá na maré alta, vai pagar o barco pra ficar usando bóia.


A parte mais clara na água era para ser as piscinas naturais, mas estavam cobertas pela maré alta, repare no pessoal de boia na foto. Agora vem a trolagem dos peixes na água: quando a gente vê aquelas fotos subaquáticas com um monte peixe, pensa que vai nadar em algum lugar assim. Mas geralmente não tem peixe algum, eles jogam comida para os peixes aparecerem e depois eles somem. Tinha um ou outro peixe perdido por lá, vi até a Dory. 

Piscinas do Seixas

Os barcos saem da Praia do Seixas, a 10 km de Tambaú. Eu queria economizar e decidi ir de ônibus, mas João Pessoa parece ser uma cidade onde o transporte público é bem bagunçado pra quem não vive lá. A recepcionista do hostel me mandou ir a um lugar onde peguei o ônibus errado, e o certo só passaria em duas horas. Eu não estava conseguindo instalar o Uber no meu celular e paguei um taxi normal mesmo, saiu mais caro do que o passeio. A maré estava mais alta do que no Picãozinho, muita gente ficou no barco porque nem alcançava o pé na areia.
As empresas se recusam a fazer passeio na maré baixa, essa só fez passeio porque muita gente estava pedindo, mas avisou que o passeio não seria igual.

O local é bem parecido com o Picãozinho, não dava pra ver as piscinas por causa da maré alta, que baixou uma semana depois de eu ir embora.

Praia de Tambaú

Não tem muito que fazer em João Pessoa além das praias e piscinas naturais,acho até que deveria ter ficado menos tempo. O hostel que fiquei ( Che Lagarto) fica na praia de Tambaú, que tem uma orla bem movimentada com vários bares e restaurantes. A água da praia é limpa e está sempre morna.  O comércio não tem horário fixo para abrir, quando você precisa de um mercado ou caixa eletrônico, dá de cara com a porta fechada.
A cidade tem uma fixação com bode, tapioca, açaí e carne de sol. Eu sempre pensei que o açaí e a castanha fossem mais baratos no nordeste do que no sul, mas um potinho custa no mínimo R$10,00 e a castanha cerca de R$50,00 kilo. E o bolo de rolo tem gosto daquela goiabinha da Bauducco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário