sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Passeio de jangada em Porto de Galinhas

As charmosas jangadas coloridas são o cartão postal de Porto de Galinhas, levando os turistas às piscinas naturais que se formam durante a maré baixa. Os peixinhos enfeitam as piscinas, complementando o visual paradisíaco. Provavelmente esta é a impressão que todos têm olhando as fotos turísticas, não é?  O que você vê nas fotos depende muitos fatores, vou explicar aqui para você não se decepcionar durante a viagem.

O passeio custa R$40,00 e é comprado no guichê da associação de jangadeiros no centrinho de Porto de Galinhas. Você recebe um ticket e vai em direção às jangadas estacionadas na praia. As jangadas saem conforme enchem, os jangadeiros indicam a jangada que você vai ir. As jangadas saem uma hora antes do horário da maré mais baixa do dia, então fiquei atento na hora da compra. A viagem é bem curta e com a maré baixa você pode ir nadando até as piscinas, não é necessário ir de jangada.


O segredo para não se decepcionar com os passeios:

Os passeios saem de acordo com o horário de maré baixa, ou seja, todo dia eles saem em um horário diferente. A maré indicada para os passeios de jangada é 0.5 ou menos, pois as piscinas naturais ficam submersas durante a maré alta.

A maré alta ocorre durante as luas minguante e crescente, e a maré baixa durante as luas cheia e nova. Todos os dias ocorre duas vezes a baixa mar ( maré mais baixa do dia ) e a preia mar ( maré mais alta do dia ).  Nas luas minguante e crescente, a maré baixa ocorre ao final da tarde ou à noite, impossibilitando os passeios ou deixando as pessoas com a água no pescoço nas piscinas. Durante as luas cheia e nova, a maré baixa ocorre durante a manhã ou até o meio dia, tornando possível o passeio para as piscinas naturais. As fotos que você vê com as piscinas rasinhas e água azul são tirada na maré baixa.

Programe a sua viagem para não cair em dias de maré alta e prejudicar os passeios de jangada. Eu fiquei cinco dias em Porto de Galinhas e nos primeiros dias a maré estava alta, baixava somente no fim da tarde para 0.6 ou 0.7. Assim não conseguia aproveitar a praia e as piscinas, pois a maré mais baixa do dia ainda ficava muito alta para os passeios. 

Eu fiz dois passeios de jangada: com a maré 0.4 ( boa para os passeios ) e 0.7 
( maré alta ). O passeio com a maré alta foi às 16:00, a água batia no meu pescoço, estava um pouco turva e a visibilidade não estava boa por causa da luz do sol. As piscinas estavam lotadas, havia muitas crianças gritando, todos se esbarrando e tirei um garfo de plástico e uma garrafa plástica da água. Era até inútil tentar usar o snorkel com tanta gente esbarrando em mim. Antes de a jangada atracar na praia paramos em um lugar mais afastado da piscina onde havia muitos peixes e somente os turistas que estavam na jangada. No fim foi um passeio bem farofa e aproveitei pouco, pois não ficamos muito tempo lá.



Eu fiquei muito frustrada e resolvi dar uma outra chance ao passeio. Cheguei na praia às 07:00 e a maré estava 0.4. Havia poucas pessoas na praia e consegui tirar fotos incríveis. Nem preciso falar que o passeio foi totalmente diferente, havia poucos turistas, a água das piscinas estava azul claro e a visibilidade muito melhor devido à luz do sol.




Você já deve ter visto fotos de turistas sentados na borda das piscinas e os peixinhos "mordendo" os pés. Acredito que são fotos antigas, pois há uma área demarcada onde pode-se andar sobre os corais e nas piscinas da foto não pode tomar banho. Se for analisar, pisotear os corais já causa um impacto ambiental, sentar nos corais e mergulhar nestas piscinas pequenas pior ainda.




O tempo para fica nas piscinas é controlado, logo voltamos para a jangada e paramos em um local para fazer snorkel. Os jangadeiros têm sempre uma garrafinha com ração para chamar os peixes e fazer a alegria dos turistas. Mas os peixes estão condicionados a ser alimentados, se você fechar a mão debaixo da água eles vêm em bando pensando que é ração...

As piscinas são somente para contemplação, o mergulho foi em um local mais afastado. Se não houver controle ambiental em alguns anos não poderemos nem vê-las. Apesar de curto o passeio de jangada foi muito melhor do que o anterior. Se você quer tornar o passeio memorável procure o combo: horário cedo, sol e maré baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário