domingo, 2 de janeiro de 2022

Passeio nas Galés de Maragogi

As Galés de Maragogi são piscinas naturais formadas por bancos de areia e recifes de corais que aparecem na maré baixa e ficam próximas da orla de Maragogi. São três piscinas naturais: Galés principais, Barra Grande e Taocas. As piscinas são um ótimo local para snorkel, podem-se avistar peixes, ouriços, corais, etc. Os passeios podem ser comprados em agências ou em restaurantes na orla mesmo. Eu fiz dois passeios para a piscinas naturais, mas não faço ideia do nome das piscinas que fui rsrsrs. 

O primeiro passeio foi uma verdadeira furada, conto sobre ele no fim do post. O segundo foi bem melhor, fui com a Maragogi Mergulhos (que também faz mergulhos com cilindro). O barco saiu da orla às 09:00, o dia estava ensolarado e a maré baixa. Esses fatores alteram bastante a visibilidade e a cor da água. Se fizer o passeio em um dia nublado a coloração da água estará diferente por causa de incidência dos raios de sol.

Os catamarãs param em um ponto onde a água está bem rasa, onde formar as piscinas tão esperadas pelos turistas. Como é um passeio muito procurado acaba ficando um pouco "farofa". Muita gente no mesmo local, você sempre esbarra em alguém quando mergulha, crianças gritando com medo da água e adultos que também dão seu show apavorados com os peixes e corais




 Como eu queria apreciar a fauna marinha com o snorkel acabei de afastando um pouco da muvuca. Eu mergulhava procurando pelos peixes e assim ia nadando sem olhar exatamente para onde estava indo. Uma hora eu me apavorei e achei que eu tinha me afastado do barco e comecei a tentar chegar mais perto dele, não havia ninguém perto de mim para perguntar onde o barco estava. A maré subiu, começou a vir uma corrente contrária e eu não alcançava mais os pés na areia e estava muito cansativo mergulhar. Esbarrei em um dos funcionários do barco mergulhando, ele me falou que o barco só estava afastado e depois iria voltar para junto dos outros catamarãs. 



A maré começou a subir depois do meio dia e a tripulação do barco já sinalizou para todos nadarem até o barco, pois as piscinas estavam mais fundas e em pouco tempo estariam totalmente cobertas. Foi até engraçado, pois eles faziam uma espécie de corrente na água com os turistas, um segurando no outro e  um dos tripulantes puxava uma fila até chegar no barco.

Eu fiz este passeio hospedada em Maragogi, mas tem gente que faz bate e volta saindo de Porto de Galinhas. Eu acho que não vale a pena, pois fica muito cansativo e você não aproveita bem o passeio. Vou falar agora do passeio furada que fiz para as piscinas...

Eu comprei o passeio em um restaurante na orla ( não lembro o nome), custou R$120,00. O passeio incluía as piscinas naturais, caminho de Moisés e praia de Antunes. Eu paguei à tarde pelo passeio que sairia no dia seguinte de manhã,  depois bateu aquele medo de ser furada e não ter passeio  nenhum.

No dia seguinte cheguei na hora marcada e não havia ninguém no restaurante ou esperando pelo passeio. No fim apareceu um casal que faria o passeio comigo e saímos com cerca de uma hora de atraso. O clima não ajudou muito, estava nublado ( o que influencia muito na cor da água) e a maré estava baixa, mas não o suficiente para mostrar o caminho de Moisés. As piscinas estavam muito rasas e lotadas, bom para quem tem medo de água, mas para snorkel não é legal. Eu não tenho fotos, somente vídeos deste passeio, mas foi frustrante, pois quando fomos no caminho de Moisés a maré estava alta e parecia uma praia qualquer, não paramos na praia de Antunes devido à maré alta e as caixas de som ensurdecedoras das lanchas e dos banhistas pioraram o passeio. A única parte boa foi ver os peixinhos com snorkel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário