segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Poço Azul e Cachoeira do Mosquito - Chapada Diamantina

Você já deve ter visto fotos de pessoas flutuando em piscinas com água cristalina com um tom azulado na Chapada Diamantina. Há três cavernas com essa cor de água: Poço Azul, Poço Encantado e Gruta Azul. Mas apenas no Poço Azul é permitida a flutuação. Flutuação mesmo, pois não é possível "nadar" batendo braços e pernas (para não agitar a areia no fundo do poço e alterar a visibilidade da água), só boiar mesmo.
O local tem estacionamento, restaurante, loja e banheiros com ducha na entrada. Precisa tomar banho antes de entrar no Poço Azul.




Como fomos os primeiros a chegar não havia fila e flutuamos por cerca de meia hora. O uso do colete é obrigatório, pois estamos a cerca de 20 metros de profundidade, mesmo que a transparência da água engane. O snorkel e o colete estavam inclusos no preço do passeio, mas se for por conta própria tem como alugar no local.



Mas a água é daquela cor mesmo? Na verdade a água é transparente, cristalina, a coisa mais límpida que você vai ver na vida. O azul é reflexo da luz, a intensidade da cor muda dependendo do local para onde você olha e da luz do dia. Quando mergulhar com o snorkel vai ver as pedras, areia e galhos no fundo e um pouco da cor azul, que fica mais forte quando se olha o poço de cima e quando está dentro da água.
Como o meu celular e a câmera digital não batem fotos com muita veracidade, a  água parece escura mas estava muito transparente.


Uma expedição para mapear as galeiras submersas do Poço Azul levou à descoberta de uma ossada de preguiça gigante. Cerca de 14 animais tiveram ossadas descobertas neste local. Foi feito um documentário sobre a expedição, dá pra conferir aqui.
A ideia inicial era almoçarmos no restaurante do Poço Azul, mas não sei porque não deu tempo, aí fomos a um restaurante bem mais caro. Quando fui perguntar que sabores de suco havia..."tem mangaba, umbu, jaca e groselha" Meu deusss moça, diz aí alguma fruta que eu conheço kkk. O restaurante era bom, com comida caseira servida dentro de panelas de barro ( não tenho foto da comida) e redes.
Depois do almoço do Poço Azul seguimos para a Cachoeira do Mosquito. Não precisa levar o seu repelente, o nome é por causa das pequenas pedras de diamante que eram encontradas no local, tão minúsculas que pareciam mosquitinhos.
Não sei como é feita a classificação do nível das trilhas, mas todas que eu fiz eram consideradas fáceis, e pra mim era esforço moderado. Pra chegar na Cachoeira do Mosquito tem uma trilha com uma descida nas pedras...o problema é voltar. Só pode ter sido um atleta que classificou aquela ladeira como fácil.
A piscina da cachoeira é bem rasa e pequena, o pessoaL fica mesmo é apanhando da água debaixo da queda. O engraçado é que o volume de água muda, e do nada vem um jato no seu pescoço hahhaha.










Nenhum comentário:

Postar um comentário