quarta-feira, 21 de julho de 2021

Cachoeira e trilhas Boca da Onça - Bodoquena

O complexo turístico Boca da Onça Ecotour fica na cidade de Bodoquena, a 70 km de Bonito. Inaugurado em 2001, oferece estrutura para day use com piscina, rapel e trilha com cachoeiras. O passeio inclui um buffet variado de café da manhã e almoço e trilha de 4km com oito cachoeiras e quatro pontos para banho. 

Chegamos cerca de 09:00 na recepção e fizemos o check-in, fomos divididos em grupos e cada um recebeu um crachá com o nome de um animal, identificando o grupo a qual iríamos nos juntar para a trilha. Depois de aproveitar o buffet de café da manhã, os guias começaram a chamar os "animais" rsrs para se juntar a cada grupo. Uma camioneta nos levou até um ponto de início da trilha, onde descemos e subimos por várias escadas até a chegar na plataforma de rapel. Ali o grupo se dividiu em quem faria rapel e quem continuaria na trilha. Depois de mais e mais escadas, chegamos na incrível...

Cachoeira Boca da Onça. 

A cachoeira possui 156 metros de altura e fica no Rio Salobra. É a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul, tão alta que mal cabia nas fotos rsrs. O rapel feito na cachoeira tem 90 metros de altura e é considerado o maior rapel de cachoeira do Brasil. Perto desta borda há muitas pedrinhas no chão, sendo possível andar nesta parte. Mas conforme chega-se perto da queda o fundo fica com consistência de lodo, não sendo permitido tomar banho na queda, para não levantar sedimentos e sujar a água. 



Seguimos por uma trilha em mata fechada até a praia da Boca da Onça, onde é possível ver a cachoeira ao fundo. A água é transparente com muitas pedrinhas no fundo e o sol e o calor já nos permitiam dar um mergulho.




Poço da Lontra

Este pequeno lago azul cristalino  possui dois metros de profundidade e uma queda que parece uma caverninha, se você nadar até a cachoeira pode se esconder atrás da queda da água. O fundo azul lembra do poço lembra as a cor das flutuações dos rios em Bonito. Eu poderia passar o dia todo neste lugar...



Uma formação geológica característica de lugares onde há predominância de rochas calcárias, como em Bonito, são as tufas calcárias. São rochas muito porosas que formam-se quando a água flui à superfície das regiões calcárias carregadas de carbonato de cálcio dissolvido. Estas rochas dão a aparência de a água estar sempre pingando, escorrendo em finos filetes sob os musgos que crescem em cima delas. Essa formação rochosa junto com a sedimentação de sedimentos forma essas lindas piscinas ao redor das cachoeiras. O conjunto de tufas calcárias da Serra da Bodoquena é superado em tamanho, apenas pelos depósitos de tufas do Parque Plitivice na Croácia.

Durante os 4 km de trilhas passamos por cachoeiras onde não há paradas para banho, somente contemplação. Essa proibição de entrar na água muitas vezes ocorre causa do solo, que pode levantar sedimentos e prejudicar a transparência da água. 

Cascata do Jabuti

Cachoeira do Fantasma

A Cachoeira do Fantasma tem 21 metros de altura recebeu esse nome devido à sua formação rochosa, que forma uma pequena gruta parecida à caverna onde mora o personagem de quadrinhos "O Fantasma". Como eu visitei no inverno (temporada seca) o volume da cachoeira estava pequeno, mas na época chuvosa o volume de água forma um grande véu sob a caverna. 

Buraco do Macaco 

Toda vez que alguém reclamava de a água estar fria, a nossa guia dizia "espera só quando chegar no buraco do macaco". Entrar na gruta foi mesmo um desafio, mas dentro dela a água muda de gelada para refrescante, com direito a vários mergulhos e ficar debaixo das quedas.


A gruta é formada pela erosão do Córrego da Boca da Onça e possui sete metros de altura e quatro metros de profundidade. 
A entrada da gruta é por um túnel de cinco metros de comprimento, onde apoiando-se no cabo vamos mergulhando na água gelada da gruta, com a fenda que dá a vista para o céu, por onde escorrem pequenas quedas d'água.


Garganta da Arara

Eu simplesmente amei essas jacuzzis formadas pelas tufas calcárias, elas são fundas e da pra sentar dentro. Mais uma maravilha da natureza formada pelas tufas calcárias. Eu fui a última a sair, precisei colocar o tênis e correr para alcançar o resto do grupo. O nome do local veio de uma formação rochosa (não aparece na foto, fica atrás da queda mais alta), que parece o bico de uma arara.



Janela do Céu

A trilha encerra com uma piscina de borda infinita, que se une ao verde da Serra da Bodoquena: a janela do céu. A água que corre da Cachoeira Piscinas da Cotia segue para formar a piscina de borda infinita, emoldurada pelas tufas calcárias (olha elas de novo aqui). Uma passarela de madeira separa a Cachoeira Piscinas da Cotia e a Janela do Céu, onde caminhamos para dar a volta e descer na piscina para tirar as fotos. É imperceptível nas fotos mas tem um deck sob da água, para não haver o risco de alguém escorregar e cair.


Piscinas da Cotia

Não é exagero dizer que é uma das trilhas mais completas do Brasil: gruta, cachoeira, poço, piscina de borda infinita e praia. Além disso as grutas e cachoeiras possuem diversos tons de azul e verde, ornamentadas pela beleza das formações rochosas e o verde da floresta. Depois da trilha de volta embarcamos na camioneta, que às 15:00 nos levou para um merecido almoço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário