sábado, 12 de janeiro de 2019

Doi Inthanon - o pico mais alto da Tailândia

O Doi Inthanon é a montanha mais alta da Tailândia, com 2565 metros de altura. O Doi Inthanon Park pertence à cadeia de montanhas Shan e fica na ponta da cordilheira do Himalaia. O local fica a 100 km de Chiang Mai, é um passeio que vale muito a pena. O local é muito bem preservado, o clima frio em contato com a natureza e os lindos jardins cuidados pelos monges formam uma paisagem incrível.
Como chegar lá? Eu contratei um tour por 1100 baht com a agência Bon Voyage. O tour incluía almoço pick up e drop off no hostel, almoço( pimentaaa) e visita a uma comunidade que produz café e o Royal Project.
Olhando as fotos eu achava que era um lugar mais roots, meio inóspito, de difícil acesso, mas não é! A subida de carro é longa, mas você pode alugar um carro ou pagar um taxi e ir por conta própria. Chegando no topo tem um centro de visitantes e até duas escadas rolantes para chegar nos jardins.
Eu li vários posts onde os turistas faziam uma trilha pra chegar no lugar, o caminho era bem bonito. Mas quando fui comprar o tour eu peguei o tour errado! A muquirana aqui escolheu o tour mais barato, que ia direto de van para o topo, com duas paradas nas cachoeiras. Se você for ao Doi Inthanon escolha o tour que faz a trilha, é muito mais interessante.
O tour é muito organizado, me buscaram no hostel e o guia ( fluente em inglês, mandarim, espanhol e aprendendo português) conhecia bastante sobre a história do local. Leve casaco, calça e água. O clima é frio e devido à altitude qualquer degrau cansa muito e a gargante seca.

Sirithan Waterfall
A primeira parada foi na Sirithan Waterfall. Se fizer o tour com trilha, você chega pertinho da queda 😊. Depois seguimos de van para a Wachiratan Waterfall, onde almoçamos. O local tem lanchonete e restaurante com banheiros e lojinha.

Esse aí não foi o nosso almoço. Ainda bem que levei bolacha, se não teria passado fome. Pra variar a comida tinha muita pimenta e só consegui comer o arroz seco e o omelete. Após tentar almoçar seguimos para uma vila onde podia-se ver as mulheres fabricando roupas tradicionais num tear. Eu não tenho fotos, não consegui tirar. Junto com a mulher que tecia estava a filha de sete anos fiando. Ah tá, ela está aprendendo o ofício da família, perpetuando a tradição, mas ela era tão pequena para aquele tear. Fiquei imaginando quanto tempo ela ficava lá fazendo aqueles movimentos repetitivos. Ao lado havia uma casa onde moíam café e tomamos café moído na hora.

Após o café seguimos finalmente para o topo do Doi Inthanon. O local ia ficando cada vez mais frio. Fizemos uma breve trilha até um local onde havia um pequeno museu com a história do Doi Inthanon, sua geografia, fauna e flora.

Junto com os jardins ficam as pagodas gêmeas, chamadas de Naphamethinidon e Naphaphonphumisiri. A vista do topo é muito bonita, tivemos uma hora e meia para curtir o local.

Pagodas gêmeas

Não consegui descobri o nome destas plantas, são idênticas a um repolho, mas não são comestíveis heheh.

O local tem infraestrutura com banheiros, lanchonete e lojinhas, e ainda uma escada rolante para quem tem problemas de mobilidade (ou preguiça kkk).
Depois fomos para a última parada do passeio: o Royal Project.Até a década de 60 o norte da Tailândia era coberto de plantações de ópio. Em 1969 foi criando o Royal Project, com o objetivo de reduzir as plantações de ópio e melhorar a vida das comunidades locais. Hoje plantam café, arroz, verduras, flores, etc. No topo tem uma loja onde vendem os produtos locais. Uma caixinha com 300 gramas da fruta physalis custa só  R$4,00!

A caminho do topo há muitas hospedagens familiares, se tiver tempo alugue um carro e durma uma noite lá, o caminho até o pico é longo e tem bastante coisa para explorar.