sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Grand Palace ( Wat Phra Kaew) - Bangkok

A cidade de Bangkok tem 40.071 templos budistas, sendo que 33.902 deles estão em uso. Eu pesquisei bastate e escolhi quatro dos mais conhecidos para visitar: Grand Palace, Wat Pho ( Buda reclinado), Wat Arun ( templo do amanhecer) e Wat Saket ( templo da montanha).
Os templos tem uma regra bem rígida de vestimenta: não pode mostrar as pernas, ombro ou barriga, e isso vale para homens e mulheres. Você nem chega a entrar se não estiver apropriadamente vestido. Calça jeans colada também não pode. No Grand Palace eu me esquecei disso e acabei comprando um saia longa e uma blusa de elefantinho pelo dobro do preço na porta do templo. 
Horários: 08:30 - 15:30
Entrada: 500 Baht

Grand Palace

O Grand Palace é um complexo de edifícios que serviu como residência da família real do século XVIII ao XX. Começou a ser construído em 1782 e terminado em 1882, ocupando uma aérea de 218.400 metros quadrados. Dentro do Grand Palace fica o Wat Phra Kaew, o templo do Buda de Esmeralda (feito de jade), o local mais sagrado da Tailândia. Mas o local só abre em datas específicas e são proibidas fotografias.
Eu visitei este tempo no dia 30 de dezembro e cheguei perto do meio dia, pois o fuso horário ainda estava bagunçado na minha cabeça e nem sequer ouvi o despertador. O local estava extremamente lotado, eu não conseguia nem me mexer, muito menos tirar uma foto. Eu fiquei tão irritada com aquela muvuca que fui embora. 

O local é tão bonito que merece uma visita decente, então voltei no meu penúltimo dia em Bangkok. Cheguei uma hora antes de fechar e o local não tinha nem metade dos turistas. Aí finalmente consegui caminhar sem ser atropelada o tempo todo.
No local tem um mapa com todos os pontos para visitação do Grand Palace e um pouco da história de cada um. Para quem está sem guia é bem interessante. As explicações que escrevo aqui são traduções que eu fiz deste mapa 😉.


Phrasat Phra Dheobidorn







Esta parte do Grande Palace é chamada de "Royal Pantheon". Construído para ser a moradia do Buda de Esmeralda, depois de pronto perceberam que o local era muito pequeno para as cerimônias. Hoje serve para abrigar oito estátuas dos antigos reis, mas é fechado para visitação.
Em todos os templos tailandeses você verá várias "stupas", como esta dourada no canto da foto. Dentro delas há cinzas funerárias, as duas stupas que estão na escadaria são dedicadas aos pais do rei Rama I. 
Junto à escadaria há estátuas de demônios e macacos, personagens importantes da história Ramakiana, uma lenda tailandesa.



Outro personagem comum nos templos é o "Yaksha Sahatsadecha", uma espécie de guardião que protege os templos dos espíritos do mal. No Grand Palace há seis pares deles, na maioria virados para o local onde fica o Buda de Esmeralda. Cada Yaksha é um personagem importante nas lendas Ramakianas.



 Phra Ubosoth ( capela do Buda de esmeralda)

Esta é considerada a construção mais importante do templo, pois é onde fica a estátua do Buda de Esmeralda ( feito de jade). A capela só abre em datas específicas, quando fui estava fechado. As base da capela é decorada com 112 Garudas, uma ave mitológica do hunduísmo.

Imagina como não fica quando pode ver o Buda de esmeralda?
Cãozinho guardião e uma das Garudas ao fundo


A Tailândia tem uma história épica chamada Rammakien, derivada do hindu Ramayana. Há muitas versões desta história, mas vários livros se perderam na invasão à cidade de Ayuttaya em 1767. Trata-se de um poem épico sobre Rama, que viveu 14 anos em exílio após ser expulso por sua madrasta. Ele passa a viver com sua esposa Sita e seu irmão Lakshman. Mas Sita é sequestrada pelo demônio Ravana e levada para o Sri Lanka. Ramakien e seu irmão então resgatam Sitam com a ajuda de macacos guerreiros. Em um dos corredores do Grand Palace há uma pintura gigante ( quem lembrou de tirar foto pro blog? hehe) retratando várias partes da história.



Chakri Maha Prasat 




Este local tem um arquitetura diferente do restante do Grand Palace: a parte mais baixa tem arquitetura europeia, mas os telhados são tradicionalmente tailandeses. Já foi residência de antigos reis, hoje as várias salas são usadas como museu de armas, banquetes, recepções, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário