quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Resumindo Córdoba - parte 1

Neste mês faz dez meses que voltei da Argentina, parece que foi ontem que eu havia me inscrito no site, não sabia nada da AIESEC e não fazia ideia de para qual cidade eu iria parar. Ontem fui no  segundo Global Village da AIESEC falar sobre o meu intercâmbio. Baseando-me no que as pessoas mais me perguntavam, vou fazer um resumo sobre a cidade, cultura, pontos turísticos, etc.

Como é a cidade:

Córdoba é a segunda maior cidade da Argentina, e fica na província que tem o mesmo nome. Abriga muitos estudantes universitários, que vem para estudar principalmente na Universidade Nacional de Córdoba. O centro histórico é caracterizado pela arquitetura espanhola e a herança católica. 

Igreja dos Capucchinos
Colégio Nacional Monserrat


Dentro do centro histórico está a Manzana Jesuítica, que engloba a Capilla Doméstica, o Colégio Monserrat, a Igreja Companhia de Jesus e a antiga sede da Universidade Nacional de Córdoba. Manzana é um espaço urbano delimitado por ruas, como uma quadra. Nos arredores há feiras de artesanato.


Perto da Manzana Jesuítica fica o Cabildo, que já assumiu várias funções desde que foi construído, como administrativa, econômica e como prisão durante a ditadura. Hoje é uma área reservada às artes principalmente.


Ao lado do Cabildo fica a igreja central da arquidiocese de Córdoba, a Catedral de Córdoba, que fica mais bonita ainda iluminada no final da tarde.

Outra característica da cidade são as "cañadas", canalizações do rio, com cerca de 3 Km de extensão.
O que os cordobeses fazem por lá...

Li em muitos lugares que Córdoba tem uma vida noturna agitada. Isso eu percebia pelos bares lotados já no final da tarde, mas não saí para festas para poder confirmar o quão agitado é. A maior parte dos lugares para onde eu saía envolvia comida ahahh. 
Há varias praças e "paseos", que são nada mais do que lugares para passear. O mais conhecido é o Paseo del Buen Pastor, em frente à Igreja dos Capucchinos. Sempre tem gente por lá o dia todo bebendo mate, comendo, tirando uma sesta.

Apesar de não ter saído "pra balada", as músicas que eu mais ouvia pelas ruas eram reggaeton, é o "funk" daqui. Eu não fazia ideia de que isso existia, tem um cantor que ficou meio conhecido no Brasil uns dez anos atrás com a música Gasolina. Reggaeton não tem nada a ver com o reggae da Jamaica, tem suas raízes  no Panamá e começou a fazer sucesso em 2004. Outra banda conhecida é o Calle 13, de Porto Rico. E claro, conhecem muita coisa do Brasil como Anita, Ivente Sangalo, Michel Teló e seus derivados. Não ouvi nada de tango aqui, o forte é em Buenos Aires. 
O local onde eu fui ouvir música várias vezes é o Teatro San General Martín. Eu nunca havia entrado em um teatro com aquelas sacadas, cortinas e tal. A cantora da foto é a portuguesa Carla Caramujo, com a orquestra de cordaS da província de Córdoba.


Além do Buen Pastor há outros paseos, que ficam "escondidos". Algumas ruas têm portas onde você entra e...tcharam! Elas dão entrada para galerias com várias lojas e restaurantes. Parecia que caí em um buraco para outro mundo ahahha. O interessante nesses lugares é que você pode comprar coisas úteis, sem ser aquela cacarecada pra turista, que muitas vezes fica um mês na estante da sala e depois vai parar numa caixa.




Nos sábados, domingos e feriados há o "paseo de los artesanos", duas ruas que à noite são fechadas por barracas com artistas dos mais variados tipos, mercado de pulgas, alfajor e outras coisas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário