sábado, 22 de agosto de 2015

Resumindo Córdoba - parte 2

Uma coisa que nunca estranhei em Córdoba foi a comida, é bem parecida com a brasileira ( pelo menos a do sul), mas sem tanta variedade. A cidade é lotada de bares e restaurantes, difícil é escolher onde comer. É bem típico pedir em casa ou sair para um dos paseos ou restaurantes e comer empanadas, lomitos, pizza, milanesa, beber uma quilmes ou Fernet com coca-cola. As pizzas não têm aquela borda horrorosa de catupiry e são bem mais finas. E não tem rodízio ou pizza doce. As empanadas são pasteis assados, mas um pouco menores.
Obs: a maioria das fotos não é minha, eu não tinha costume da fotografar a comida ( quando lembrava ela já tinha sumido ahhaha), e eu tinha um celular com uma câmera horrorosa:-P.

Os lomitos são sanduíches tradicionalmente feitos feitos de lombinho, mas pode-se achar em várias sabores. O que não muda é o tamanho enorme e oval.

As milanesas são bifes à milanesa com farinha e ovo, mas são assados e não têm aquela casca mole e gordurosa, são crocantes por fora.

O Fernet misturado com coca é a bebida mais comum. Eu tomei só uma vez, ô coisa amarga! A cerveja Quilmes eu não cheguei a provar, mas é bem comum também.

Heladerias
Esqueça os sorvetes que você já comeu no Brasil, é gelo com corante ahahha. A melhor "heladeria" de Córdoba é a Caseratto, com várias filiais espalhadas pela cidade. Além de sorveteria é uma padaria também. Tem um número infinito de sabores envolvendo doce de leite...com nozes, banana, merengue.  Um pote de 250 gr com três sabores custava 27 pesos (R$10). Pode parecer caro mas é muito sorvete, eu levei o pote pra casa algumas vezes porque não consegui comer tudo. Outra sorveteria excelente é a Grido, que também tem em outras cidades e no Chile.
Sorvete que dá até pena de comer, na Grido em Mendoza.
Panaderias

Várias padarias em Córdoba têm vitrines, o que torna mais difícil não entrar, mesmo sem fome ahhah. As padarias onde eu mais ia eram a Lapana e a Del Pilar. Vou fazer uma lista das coisas de padaria que mais sinto falta:

Medialunas e facturas: medialunas são como croissants, mas sem recheio. Tem uma massa fina meio crocante por fora. As facturas são iguais aos croissants, com recheio de doce de leite ou creme, e a massa não é dura e grossa como os croissants que eu como no Brasil. 
Facturas e medialunas da Lapana

Criollitos: são pães bem mais salgados do que o normal, crocantes por fora.
Imagem: http://staticvosf5a.lavozdelinterior.com.ar/sites/default/files/styles/
landscape_1008_566/public/nota_periodistica/21_May_2014_22_28_03_criollos.jpg
Alfajor: também tem no Brasil mas lá tem em qualquer esquina, não precisa nem procurar pra comprar. Há os mais baratinhos feitos de bolacha e chocolate sebento e de maisena com coco ralado por fora. Mas os melhores são os de massa de bolo.

Imagem: https://salgadinhosmaissabor.files.wordpress.com/2011/04/dsc07836.jpg
Madalenas e Pepas: são cupcakes, que eles também chamam de muffines. No mercado vendem em pacotes com 10 unidades, algumas com recheio. As pepas são bolachinhas com cobertura de membrillo (mesmo gosto da goiaba), um pacote sumia de uma vez só!
Milhojas: massa folheada (hojeada) como a do Brasil, mas com chocolate e coco ao redor. 

E há outras coisas das quais eu não me recordo o nome, na verdade eu comprava e não sabia o que era. A bolachinha vermelha é uma Pepa e a outra é uma gota de chocolate com doce de leite dentro.

Mate e tererê

Os argentinos são movidos à mate, em todo canto tem gente com a cuia na mão andando na rua, trabalhando ou sentado em uma das várias praças. E eles são solidários com o mate, passam a cuia para todo mundo que tiver perto, você toma naquele canudinho onde 30 pessoas já tomaram também ahahha.
O tererê é gelado, feito com erva mate e suco em pó (gerlamente tang) de qualquer sabor. Mas não é bebido na cuia, mas eu qualquer copo e com aquele canudinho.
Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-dauadeqLUkw/UTeh-rbHStI/
AAAAAAAADOM/po1Awki8-p4/s1600/RS+491-horz.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário