domingo, 29 de dezembro de 2019

Castelo de San Felipe de Barajas - Cartagena

O Castelo de San Felipe de Barajas é a maior obra militar construída pela Espanha na América. Construída entre 1536 e 1657, foi um dos maiores pontos de defesa do Vice-Reino de Nova Granada e teve papel importante em várias guerras. Apesar do nome, o "castelo" é uma fortaleza que tinha como função proteger Cartagena de ataques estrangeiros. Sua localização estratégica permitia observar inimigos chegando por terra ou mar. 


Agora uma dica importante para você não fazer a mesma besteira que eu, não queimar dinheiro nem perder tempo. Este foi o primeiro passeio que fiz, fui com o redbus. Paguei COP 60.000 pelo passeio Hop On Hop Off e mais COP 22.000 pelo ingresso para o Castelo. O ingresso te permite descer e sair do ônibus várias vezes, o redbus tem vários pontos pela cidade. Mas o ônibus passa por lugares extremamente sem graça, demora horrores porque vai pegando turistas ao longo do caminho e no fim te deixa no Castelo. Não tem visita guiada, você tem que ir numa lanchonete apresentar o ticket pra pegar o mapa e o audioguia, que mais parece um celular nokia tijolão dez vezes maior. Se, contar que dáa maior agonia ficar com aquela coisa no ouvido. Só vale pelo transporte mesmo, pois os lugares onde eles passa não sei se alguém teria vontade de ir ahaha. Ou seja: COP 82.000 para um passeio demorado e sem visita guiada.
Eu detestei o passeio, estava extremamente quente, andei um pouco pelo Castelo e fui pro ponto esperar o próximo ônibus para voltar para o centro. Se você está hospedado no centro ou em Getsemaní dá pra ir a pé, mas achei que neste passeio conseguiria ver mais coisas. Não faça o passeio com o red bus, não vale a pena!


Agora a dica valiosa! Eu queria muito fazer o passeio de chiva, só para ter a experiência de andar com a chiva mesmo. Comprei na frente da Torre do Relógio o passeio com a Chocolate Tours, que também ia ao Castelo San Felipe. O passeio custava COP 60.000 com o ingresso incluído e a visita guiada! Acabei comprando para dar uma segunda chance ao lugar. A chiva também passa pelas mesmas praias sem graça, mas a visita no Castelo é totalmente diferente! O guia fica o tempo todo com os turistas explicando cada detalhe histórico do local. Se quiser fugir um pouco do calor, conheça o local de manhã cedo ou no final da tarde. O Castelo abre das 08:00 às 18:00.






Além da imponente estrutura que se observa por fora, a parte interna é cheia de quartos, labirintos, corredores e túneis ( que são frescos devido à corrente de ar que passa por eles). Tudo estrategicamente construído para surpreender os inimigos. O guia contou váaarias histórias de diversas batalhas que aconteceram lá, mas escrevendo o post três meses depois não lembro de mais nenhuma ahahah.






Não é um passeio muito demorado, mas acredito que vale a pena visitar devido à importância histórica e a grandiosidade do local. A vista que se tem de Cartagena é muito bonita e o local rende belas fotos. O que mais indico é fazer o passeio de chiva: você tem a experiência de andar com o caricato ônibus, visita o castelo, não pega fila para o ingresso ( eles já compram antes) e ainda tem a visita guiada!





Nenhum comentário:

Postar um comentário