quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Wat Saket - o templo da montanha dourada em Bangkok

Wat Saket, também conhecido como templo da montanha dourada é um dos templos mais antigos de Bangkok. No topo de uma montanha fica o templo com seus 80 metros de altura e 344 degraus. Mas não se assuste, é bem tranquilo para subir. Antes de começarem a construir arranha-céus, este templo era o ponto mais alto de Bangkok.
Como Bangkok é uma cidade plana, é meio curioso uma montanha dessas no meio da cidade. Acontece que esta é uma montanha artificial! O rei Rama II ordenou que construíssem a maior stupa da Tailândia. Mas durante a construção a stupa desabou porque o solo era muito fofo e não suportou o peso. O local ficou abandonado e ao longo dos anos os restos da construção misturados com lama e as plantas que cresceram deram origem a uma montanha natural. Durante o reinado do rei Rama IV começou a ser construída uma pequena stupa no topo da montanha. Depois o local voltou novamente a ser usado e foi construído um templo no topo. Na década de 40 as paredes de concreto que rodeiam a montanha foram construídas para evitar a erosão. Atualmente os muros que rodeiam a escadaria são brancos, mas antigamente todo o templo era pintando de amarelo, ficando assim o nome "templo da montanha dourada".




A entrada no local é gratuita, mas se você quiser subir os degraus do templo paga 50 Baht ( R$5,00). O caminho até o topo é decorado com pequenas fontes e estátuas de personagens do horóscopo chinês. Há várias fileiras de sinos espalhados pelo templo, que dizem dar sorte a quem toca.






No topo do templo fica uma stupa dourada onde os fiéis budistas rezam e fazem suas oferendas. Acredita-se que esta stupa guarda relíquias de Buda vindas do Siri Lanka.





Este templo antigamente era usado para cremar pessoas muito pobres que não tinham como pagar por um funeral. Durante o reinado do rei Rama II uma epidemia de cólera devastou o país e milhares de pessoas foram cremadas neste templo.
Tem dois caminhos para descer, e um deles leva a este templo com uma majestosa e dourada estátua de Buda. Ao longo da descida há alguns gongos, que são disputados pelos turistas.




Essas folhinhas douradas podem ser compradas pelos turistas, que escrevem um pedido ou mensagem e penduram. Havia várias destas "árvores" espalhadas pelo templo.




Este templo não estava na minha lista, descobri quando já estava em Bangkok. O templo ficava a 2 km do hostel, então aproveitei e fui a pé para economizar grana  conhecer o local. 
A vista de Bangkok é bonita, apesar de não ser um local imperdível vale a pena visitar se você tiver tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário