quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Cachoeira do Buracão - Chapada Diamantina

Quando você procura por passeios para a Cachoeira do Buracão todos dizem que é a cachoeira mais bonita da Chapada.  Tão bonita quanto distante. As duas horas e meia de carro, mais a caminhada e a flutuação para chegar na cachoeira compensam ainda mais a vista.
Acredito que este seja um dos passeios mais caros, custou R$350,00 pela Chapada Daniel Adventure.  
Há tours de um dia e dois dias. O tour de um dia ( bate e volta) sai de Lençóis às 06:00 e volta para Lençóis é às 17:00, chegando cerca de 20:00. Esse tour é realmente cansativo, visto que você provavelmente irá fazer outro passeio no dia depois ou pegar um ônibus.
O tour de dois dias vai no primeiro dia ao Poço Azul e no segundo dia à Cachoeira do Buracão. A diferença está na distância percorrida de carro. No primeiro dia são 1:30 até o Poço Azul e  há  pernoite em uma pousada em Mucugê. No dia seguinte que você visitará a Cachoeira do Buracão. Tudo é feito com tempo.
Como não reservei nada antes e estava sozinha não consegui fechar um grupo para ir ao tour de dois dias e precisei fazer o bate volta. Tentem fazer o tour de dois dias, é muito mais prático e menos cansativo.
Às 06:15 a van me buscou no hostel, eu e mais um casal seguimos para a Cachoeira do Buracão. As estradas estavam em ótimo estado e asfaltadas, o que facilita o trajeto. Às 08:00 Paramos em uma pousada em Mucugê para um café da manhã ( muito bom) que estava incluído no passeio.
Depois seguimos para a reserva onde fica o início da trilha de 3 km até a cachoeira. O local tem banheiro, chuveiro e estacionamento. Vi várias pessoas fazendo esse passeio sem guia, a trilha meio que não tem erro, é só seguir pelo rio e descer e subir as várias escadas e pedras. 


Cachoeira das orquídeas
Não é somente a queda de 100 metros que faz a beleza da cachoeira, os cânions formam uma paisagem singular. Quando o volume de água está baixo pode-se ir flutuando até a queda. Quando está alto e tem muita correnteza, o  jeito é ir s segurando nas rochas mesmo. A espuma branca não é sujeira, é matéria orgânica :-).






Como fui em dezembro a temperatura da água estava agradável, o guia falou que no inverno nem ele entra na água de tão gelada. A piscina da cachoeira tem cerca de 50 metros de profundidade e perto da queda há uma correnteza forte. Mesmo que saiba nadar aconselho a não tirar o colete, pois a água é densa e nadar ali é diferente de nadar em uma piscina ou no mar.
É possível subir um pouco nas pedras e sentar atrás da queda. É tudo muito escorregadio, mas com uma mãozinha dá para subir.




Na volta pudemos ver de cima o buracão da cachoeira. Aí sempre tem aquela foto tensa do pessoal debruçado no penhasco.


Depois do banho revigorante na cachoeira estávamos prontos para subir na trilha de volta. Descer as escadas foi fácil, depois de poucas pedras estava todo mundo morrendo e fomos obrigados a parar para descansar. 
ÀS 17:00 embarcamos na van de volta para enfrentar 210 km até Lençóis. A Cachoeira do buracão vale a pena em qualquer tour, mas acredito que fazendo o tour de dois dias o passeio é melhor aproveitado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário