sábado, 5 de janeiro de 2019

O passeio das ilhas em Koh Phi Phi

Caminhando pelas ruazinhas de Koh Phi Phi as agências vendem diversos passeios de barco para as ilhas não habitadas nos arredores. Tem passeios de um dia inteiro, meio dia, por do sol, nascer do sol, snorkeling, etc. Eu fiz tour das ilhas à tarde, que incluía Monkey Island, Viking Island, Pileh Lagoon, Pileh Bay e Maya bay. Os passeios são em long tail boat, aqueles de madeira com as flores e fitas na ponta. Preço: 400 Baht.

Monkey beach ( Ao Ling )

Localizada em Koh Phi Phi mesmo, a pequena praia  é lar de uma colônia de macacos. Eu literalmente odiei este lugar, é revoltante o descaso dos turistas, guias e governo com o local. Não adianta dizer que não pode alimentar os macacos, os idiotas dão cerveja e refrigerante para eles. A prainha é cheia de lixo que os turistas trazem, e quando algum guia chama a atenção ficam irritados e xingam. Este lugar deveria ser fechado para visitação, parar o barco perto já é suficiente. Não há necessidade de detonar o local deste jeito e envenenar os macacos.





Viking cave:

O barco parou bem longe da caverna, que possui inscrições rupestres ( não cheguei a ver nenhuma). Na caverna vivem pássaros que têm seus ninhos coletados para serem usados como ingredientes numa sopa exótica chinesa.


Maya bay


Maya bay era só mais uma praia bonita na Tailândia  até 2000, quando Hollywood resolveu fazer um filme lá e alçar o lugar ao estrelato do turismo, colocando centenas de centenas de turistas por dia na praia. Ao longo desses dezoito anos os barcos e os turistas causaram um estrago colossal na praia, que foi fechada pelo governo tailandês por tempo indeterminado. Poucos meses depois do fechamento os cientistas observaram corais crescendo e tubarões visitaram a praia diversas vezes, sinais de que o local está se recuperando.
Foi colocada uma rede de proteção que os barcos não podem cruzar, então o mais perto que cheguei de Maya bay foi isto:


Koh Phi Phi Leh 

Na ilha de Koh Phi Phi leh fica Maya bay e do outro lado a Pileh Lagoon. Devido ao tempo nublado a água não estava cristalina como de costume, mas nada que tirasse a beleza do lugar. A piscina que se forma no paredão de falésias é bem rasinha






Perto da Pileh lagoon tem a Pileh bay, um ponto de snorkel sem costa, com água verde esmeralda e muitos peixes. Mesmo sem mergulhar era possível ver vários de cima do barco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário