sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Morro de São Paulo - Bahia

O Morro de São Paulo é uma ilha que fica no município de Cairu, na região conhecida como Costa do Dendê. É também conhecido como "Ibiza brasileira" devido às inúmeras festas caras regadas a música eletrônica e turistas hablantes de español.

Como chegar:

Eu fui com o catamarã ( Biotur)  que parte do pier em frente ao Mercado Modelo de Salvador. O preço  varia entre R$97,00 e R$105,00 (depende do horário) e demora cerca de 02:30. O ingresso pode ser comprado pela internet ou na bilheteria do pier.

Há um caminho tortuoso de ônibus e barco partindo de Valença que dura hoooras e sai bem mais em conta, mas não sei quanto custa. E se você está com aquela grana dá pra ir de taxi-aéreo, cu$$$ta entre R$495 e R$530,00 cada perna, dura 20 minutos e eles pousam na 3º ou 4º praia.

Estrutura:

Prepare o seu bolso, tudo é caro. Os barcos chegam na primeira praia e antes de entrar realmente na ilha paga-se uma taxa de R$15,00. Saindo dali você será abordado por inúmeras pessoas oferecendo serviço de taxi. Inicialmente eu achei estranho porque não há carros na ilha. Pois bem, tem táxi sim!

Eles cobram R$20,00 pela "corrida". Pra quem está com pouca bagagem não compensa, pois lá tudo é perto, mas pra quem vai cheio de malas vale a pena pra não ficar descendo e subindo ladeira.

* Não existem bancos no Morro de São Paulo, apenas dois caixas eletrônicos do Bradesco e um do Banco do Brasil, e é comum que os caixas fiquem sem dinheiro.

* Não são aceitos cartões de crédito para pagamentos de passeios. A maioria dos lugares que aceita cartão é somente débito.

* Hospedagem barata é bem difícil de encontrar.  Os hotéis e pousadas de frente para ao mar são bem caros. Eu paguei R$150,00 no Piratas do Morro Hostel por 3 diárias com café da manhã. Não era aquela limpeza toda e ficava num labirinto a 200 metros segunda praia. O hostel fica em cima do Restaurante da Raimunda, que tem pratos bons com um preço justo, acho que é o único lugar do Morro que posso falar isso.

* Se não conseguir hospedagem na praia que queria não tem problema. Tudo é muito perto e as distâncias da 1º até a 4º praia são perfeitamente caminháveis. Eu fiquei na segunda praia e só fui uma vez na praia dela. Acabamos preferindo ir nas praias ao redor, levava poucos minutos caminhando.

Praias:

Eu não percorri todas as praias que havia, então vou falar somente das que fui:

1º praia: é onde fica o pier, tem mais estrutura como lojas, caixa eletrônico, restaurantes, escolas de mergulho, etc. Há também uma igreja e uma pracinha.

2º praia: é onde me hospedei. Não tem tantas lojas e há vários bares e lounges muito caros na areia da praia.

3º praia: com águas limpas e calmas, tem um banco de corais que fica à mostra na maré baixa. Também conta com infra-estrutura de restaurantes ( menos caros que a segunda praia), hoteis, pousadas e um mercadinho.

Maré baixa no fim do dia.
4º praia: é a maior de todas e tem 8 km de extensão. Foi a praia de que mais gostei, ficamos literalmente o dia todo. Pegamos as marés alta e baixa e havia  pouca gente. Há algumas pessoas vendendo drinks na praia, mas acho que se passaram 3 pessoas vendendo comida o dia todo foi muito, não havia nenhum restaurante muito perto.
Como não tem onde ligar os aparelhos na tomada, o carinha fazia batida num liquidificador movido à manivela. A batida dentro do cacau cu$ta R$18,00.
Essa praia é boa para quem vai com crianças ou quer fugir de pessoas que vão à ilha para fazer arruaça. Em algumas partes da 3º praia era impossível ter sossego, muita gente bêbada com enormes caixas de som ligadas no último volume. Aqui a água estava limpa, calma e podia-se ver alguns peixes com snorkel.

Já viu um cacau por dentro?

Maré baixa: repare que o pessoal lá atrás está em pé!

Quinta praia ( Praia do Encanto):
a água nesta praia é cristalina e rasa, você caminha vários metros e não afunda. É a praia mais isolada, os restaurantes são dos próprios hotéis e alguns abrem ao público. Fizemos uma curta parada nesta praia quando estávamos indo para Garapuá.

Praia de Garapuá e piscinas naturais:

Esse passeio pode ser comprado em uma das várias agências na segunda praia, eles ficam irritantemente oferecendo quando você passa. Os preços são tabelados e custou R$70,00.
Praia bonita e isolada = você vai queimar dinheiro pra comer. O 4x4 saia às 10:30 e o barco para as piscinas era  para sair 13:30 mas atrasou um monte por causa da maré. Nesse meio tempo ficamos na areia da praia cheia de restaurantes com preços absurdos e que só aceitam cartão de débito.
O carro estacionou em uma estradinha antes da praia, onde havia pastel por R$10,00. Depois de almoçarmos batata frita( era a única coisa que não dava raiva de pagar) fomos comer no tal do pastel. Não é questão de ter dinheiro ou não pra pagar, eu tinha, mas não vou ser idiota de pagar R$70,00 por uns pedacinhos de frango sendo que eu compro 1kg por R$12,00 no mercado.

O barco é bem roots mesmo, de madeira e sem bancos. É preciso entrar com água até na cintura para chegar no barco. Em poucos minutos chegamos nas piscinas naturais, a maré estava muito baixa, a água morna e vários peixes coloridos e ouriços nos corais.

O que mais há para fazer em Morro de São Paulo?

Conhecido como a Ibiza brasileira, o Morro é sinônimo de festa, o tempo todo tinha gente tentando vender ingressos na praia. Finalzinho da tarde os músicos já começam a agitar os vários bares com música ao vivo na beira da praia. E isso rola o ano todo mesmo.
Um ótimo lugar para ver o por do sol é a Toca do morcego, que fica na primeira praia. O por do sol é realmente bonito, mas não gostei da atmosfera do lugar, que era do tipo "to indo na balada cara pra ostentar". Paga R$15,00 só para entrar e ainda tem 10% de taxa de serviço. Ou seja, se você pedir um suco que custa R$12,00, já gasta R$28,20 no final.
O lugar tem esse nome porque à noite realmente os mamíferos quirópteros costumam sobrevoar o local. Acho que também deveriam incluir no nome os diversos insetos que sobem nos puffes e caem na sua cabeça. O engraçado é que quando sol desapareceu no horizonte o pessoal começou a bater palma rsrsrs.

Tirolesa: subindo um pouco mais depois da toca do morcego tem uma tirolesa com 70 metros de altura e 300 metros de extensão, terminando com um mergulho no mar. Eu li sobre a tirolesa mas acabei esquecendo de ir!

Passeio "volta à ilha": é o mais procurado (R$120,00), passando por Tinharé e Boipeba. Esse passeio já estava na minha lista de coisas para fazer e quase comprei.  Mas estávamos tão cansadas (e eu  queimada) que decidimos não ir. Sim, não fomos ao passeio mais "tem-que-ir" do Morro de São Paulo. Escolhemos passar o dia de bobeira na quarta praia e não me arrependi.

Mergulho com cilindro:

Eu fiz o mergulho de batismo com a Companhia do Mergulho na primeira praia (R$150,00). Para quem tivesse interesse tinha fotos (R$30,00) e filmagem (R$60,00).
Às 07:00 estávamos lá para o instrutor dar uma breve aula sobre como funcionam os equipamentos e o mergulho. Um tempo depois colocamos as roupas de neoprene, máscara, cilindro e fomos até a praia. Cada instrutor ficava com duas pessoas, e testamos primeiro na parte rasa o que aprendemos na aula. Depois de verificar que conseguíamos usar os equipamentos, fomos mergulhar de vez.

Se você não tem o PADI, todo mergulho que fizer será sempre de batismo, mesmo que já tenha mergulhado com cilindro antes.

1. Morro de São Paulo é um verdadeiro paraíso na Bahia, onde praias exuberantes se encontram com uma atmosfera vibrante. Morro de São Paulo, Hotéis e Pousadas.