segunda-feira, 31 de julho de 2017

La Paz - Bolívia

Vai viajar pra Bolívia...mas o que tem lá? Hmm...experiências peculiares. Eu fiquei 3 dias em La Paz, e acho que foi o suficiente para conhecer bastante coisa. Eu me hospedei em um hostel perto da rodoviária, era um lugar de fácil acesso ao centro, mas pouco movimentado. Se eu soubesse teria me hospedado nos arredores da Calle Jaen ou Sargana, pois esses lugares estão sempre movimentados,  com restaurantes e lojas abertas o tempo todo. Aqui vai um resumo dos meus 3 dias em La Paz:

#Transporte público: quando você pensa em trânsito com certeza vem à mente uma fila enorme de carros. Só que aqui não tem fila não ahhaha, isso já seria organização demais pra Bolívia, acho que a ultrapassagem deve fazer parte das normas de trânsito. Eles buzinam o dia todo por qualquer coisa. Há muitas ruas estreitas, fica uma fila de pessoas vendendo coisas de cada lado, pedestres passando, você acha que não cabe mais ninguém naquele lugar e de repente um ônibus passa no meio de todo mundo.
Os ônibus e vans não tem ponto de parada,  uma pessoa fica em pé segurando a  porta aberta com os pés e as mãos e vai gritando o roteiro do veículo, o pessoal na rua corre e tenta se enfiar lá dentro hahah. Esse da foto era o mais seguro, só andava com a porta aberta o tempo todo. 
Para tentar aliviar essa loucura colocaram os teleféricos, que foram instalados em 2014 e são coisa de primeiro mundo, nem parece que estamos na América do Sul hahah. O Mi Teleférico conecta as cidades de La Paz e El alto e possui 4 linhas: amarela, vermelha, verde e azul.  Do teleférico pode-ser ver toda a cidade de La Paz e os picos com neve. Custa Bs 3,00.


#Mercados a céu aberto: em La Paz tudo é vendido na rua mesmo, o povo senta no chão e coloca as mercadorias lá. Quer comprar carne? Eles vendem na rua. Sabonete? Também. Frutas, verduras, roupa, pão, vassoura? Tudo junto e misturado no mesmo lugar. A Bolívia tem um problema sério com cisticercose, me disseram pra não comer carne de porco lá. 




Há mercados fechados, mas são diferentes dos mercados daqui. São como um "shopping center" feito com ´varias vendinhas. Tipo um grande camelô que vende comida . Tem revista, bolo, suco, pen drive, roupa, câmbio de dinheiro.
Há sempre várias pessoas vendendo as mesmas coisas uma ao lado da outra. Mas isso não é um problema, pois cada comerciante tem a sua clientela fixa. E cada pessoa tem a sua casera, que é a mulher de quem você sempre vai comprar. E quando essa mulher morre a filha geralmente é a responsável por ser a sua nova casera.


# Mercado de las Brujas: fetos de lhama, oferendas para a Pachamama, ervas, incensos e todos os tipos de amuletos são vendidos por mulheres vestidas em trajes típicos. Os fetos são de lhamas que morreram no parto devido ao frio. 
Um personagem comum é o Ekeko, o deus inca da abundância. Segundo a crença, toda casa deve ter um destes entre o ano velho e 24 de janeiro, período do solstício de verão. Eu tenho um Ekeko que ainda exala o cheiro do Mercado de las Brujas.





#Calle Sàrgana: La Paz é cheia de lendas urbanas, e esta rua assombrada é uma delas. Diz a lenda que na época colonial a rua era local de acontecimentos sobrenaturais e aparições de fantasmas, duendes, ruídos de cavalos arrastando carroças e  uma viúva que seduzia os homens que apareciam bêbados na rua, e os levava para nunca mais voltar. A fé católica dos moradores os levou a colocar uma cruz verde na entrada da rua para tentar afastar os espíritos, mas dizem que não adiantou muito...Assombrações à parte, a rua fica perto do Mercado de Las Brujas, é bonita e tem vários restaurantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário