segunda-feira, 31 de julho de 2017

Salar de Uyuni - tour de um dia

O salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo e tem 10.582 quilômetros quadrados. O deserto tem duas paisagens distintas: a seca ( entre abril e novembro ) e a molhada ( dezembro a março), quando  se forma uma camada de 30 cm de água e a paisagem vira um espelho que confunde o salar com o céu. Eu fui na estação seca em julho e fazia muito frio. Depois do Chacaltaya esse foi o lugar mais frio da viagem toda.
Salar na época chuvosa. Fonte: https://www.atlasandboots.com/wp-content/uploads/2015/05/Salar-de-uyuni-salt-flats-15.jpg
Para ver uma boa parte  do salar é preciso fazer tours de dois dias ou mais. Como eu estava sem tempo fiz o tour de bate e volta, mas vi pouca coisa. Pra quem estiver com mais tempo disponível vale a pena fica mais tempo, ainda tem geiser, lagoas coloridas e flamingos que não se vê no tour de um dia.
Pesquisando no google achei poucas informações sobre os tours de um dia, e os preços nos sites de turismo eram absurdos. Então acabei deixando para reservar na Bolívia mesmo. Mas eu não queria chegar em Uyuni sem tour, então reservei antecipado pela agência Freak out em La Paz por Bs 300 ( caro!). A passagem de ônibus até Uyni comprei pela empresa Illimani no terminal de La Paz por Bs 200 ida e volta (bus-cama).
O ônibus saiu às 20:30 de La Paz e chegou às 05:30 em Uyuni, o frio era insuportável. Você nem desce direito do ônibus e já vêm vários vendedores querendo te vender pacotes e  te levar na padaria deles. Um motorista da agência me buscou e levou para uma padaria onde havia aquecimento. Os preços eram bem salgados, tipo R$35 para uma panqueca com café e suco.
Os tours começam depois das 10:00 e as agências abrem depois das 08:00. Não há necessidade de reservar antecipado, quando entrei na padaria uma mulher estava vendendo o mesmo tour que o meu pela metade do preço. Todos os ônibus chegam antes das 06:00 e com certeza dá tempo de procurar por um tour até as 10:00. O povo lá vive somente de turismo, é impossível que não vá conseguir um tour em 4 horas e meia. Para os tours mais longos é bom pesquisar antes sobre a reputação das agências, pois vai ter pernoite, almoço, jantar, lanches, etc.
Depois de enrolar muito, a funcionária da Camel tours finalmente conseguiu colocar cada um no seu tour, pois estava uma confusão absurda com gente de vários países e como ela não falava inglês era um deus nos acuda. A primeira parada foi no cemitério de trens, que mais parece uma paisagem de faroeste boliviano.

O salar é imensamente branco, o carro anda e anda e parece que nunca vai chegar a lugar algum. O mais engraçado é que você está pisando em...sal. Esses montinhos são feitos quando trabalhadores retiram o sal.

Como o lugar é imenso e a paisagem se estende idêntica por quilômetros, dá pra usar isso pra tirar fotos com perspectiva. O motorista se deita no chão e passa várias tentativas incansáveis de bater uma foto engolindo alguém ou chutando o dinossauro hahaha.

A parada para o almoço foi em um dos pontos do Dakar Bolivia. Não consegui descobrir de que era a carne, uns teimavam que era alpaca, outros boi, ou vaca...na fome acebi comendo mesmo assim heheh.
Depois seguimos pela interminável paisagem branca até um local onde nos disseram que veríamos múmias. Seguimos uma mulher de trajes típicos por várias subidas e descidas até chegar numa caverna com um portão. Lá havia  vários ossos e caveiras empilhados e... uma múmia e meia. Eu não quis bater fotos mas a coisa era beeem estranha.

O sol estava quase se pondo e fomos para a última parada: Isla del Pescado. A "ilha" paga entrada ( BS 30). O lugar é lindo mas...são cactos gigantes, não tem muito o que fazer por lá além de subir e descer a ilha. Essa foi a última parada, depois seguimos de volta a Uyuni e nos deixaram às 19:15 em frente à agência Camel tours.

Fui caminhando até a "rodoviária" de Uyuni, que na verdade é uma rua com os ônibus estacionados em frente aos escritórios das agências. Às 21:00 embarquei de volta para La Paz, mais oito horas chacoalhando no ônibus.
Para quem quer somente visitar o salar e tem pouco tempo o tour de um dia atende às expectativas. Mas se eu pudesse teria ficado mais dias para ver as outras maravilhas do salar como as lagunas coloradas, os geisers e os flamingos.