sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Paraty

Minha primeira impressão de Paraty não foi das melhores. Eu reservei pelo booking um hostel horrível, que mentia nas fotos e na localização. Na página constava como centro histórico mas na verdade fica na Ilha das cobras, um local macabro e afastado do centro. Depois de andar muito para achar o hostel me deparei com um dos lugares mais sujos onde já estive. Após o susto resolvi dar um volta até no "porto", onde saem os barcos de passeio. O que vi foi somente lixo e abandono, nada do que eu via naquelas propagandas da globo sobre Paraty.

Voltei para o hostel e fui tentar cozinhar alguma coisa. Mas somente tentar, na cozinha mais suja que já vi. Cheia de louça suja, pia cheia de restos de comida, louça quebrada, frigobar com frutas podres e toalha de mesa toda manchada. Se eu visse um rato não iria me espantar. Pra piorar o ar condicionado era ligado a partir das 22:00 e não funcionava, sem contar na pia do banheiro cheia de algo não identificado que se parecia com pêlos. 
E eu tinha uma semana pela frente ainda, mas naquele lugar eu não ficaria.Prefiro perder o dinheiro que paguei do que estragar uma semana de férias. No mesmo dia saí à noite pela cidade atrás de outro hostel, mas nada de vagas ( só hoteis de R$300 a diária) afinal era 27 de dezembro. Eu dormi ali mesmo achando que nada poderia piorar, quando no café da manhã tinha um bando de gente fumando na minha cara.
Fui dar mais uma volta para ver se eu encontrava algum lugar. Em uma das pousadas que entrei, onde também não havia vaga, a dona tinha uma filha que havia acabado de abrir um hostel. Então ela me levou até lá :-). Havia vaga para apenas dois dias, e eu ficaria 6 dias. Mas minutos depois de eu chegar uma mulher cancelou a reserva, pois descobriu que não poderia levar a cachorrinha. 
Então reservei e fui atrás de um táxi para me levar até o hostel macabro-fantasma para fazer a mudança. Os táxis em Paraty são tabelados pela prefeitura, e cobram a partir de R$ 25 e vai aumentando de 25 em 25. Isso significa que paguei R$50 para uma viagem de 10 minutos!!!
Roubos à parte, dia 28 de dezembro me mudei para o hostel novo, Behappy hostel. Um lugar limpo, fresquinho, perto do centro histórico e da rodoviária, tinha até uma jacuzzi! E o melhor: sem nicotina na minha cara no café da manhã hahaha.
Antes e depois kkkkk
Iniciando oficialmente a minha viagem, parti para o centro histórico. A área é somente para pedestres, tudo bem preservado e calmo. A maior parte da população vive de turismo e em muitos locais não se ouve português. Isso explica os preços astronômicos da cidade. Almoçar ou jantar é uma facada, sem contar nos garçons que te ignoram se você não sentar numa mesa e pedir comida sem olhar o preço. Eu e mais duas mulheres que conheci no hostel fomos perguntar se os pratos do cardápio eram pra uma ou duas pessoas ( a maioria é para duas), ela disse que ia chamar outra pessoa pra nos atender e sumiu. É assim nos vários restaurantes com mesas na rua, se chegar olhando o cardápio eles não te atendem, pergunte algo e já evaporam!
Na programação de final de ano e ano novo havia bandas duas vezes ao dia, às 17:00 e 22:00, e também os inúmeros músicos que tocam na rua, muitos deles turistas que vêm vender a sua arte ahahaha.




À noite a cidade fica ainda mais bonita iluminada pelos lampiões. Mas os restaurantes fecham cedo, perto da meia noite tem poucos abertos. 

Quando a maré sobe as ruas perto do porto ficam alagadas, em algumas nem tem como passar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário