domingo, 16 de agosto de 2015

FAQ do intercâmbio voluntário da AIESEC (Cidadão Global)

A AIESEC  é uma organização internacional de jovens estudantes voluntários. É a maior organização sem fins lucrativos gerida por jovens e a única que desenvolve liderança responsável e empreendedora por meio de intercâmbios realizados em parceria com organizações, instituições e negócios ao redor do mundo, nos mais de 120 países e territórios onde está presente ( descrição do site da AIESEC)
Em 2014 viajei 7 semanas pelo programa Cidadão Global trabalhando como voluntária em um projeto de artes com crianças de 4 a 12 anos em Córdoba, Argentina. Como o meu intercâmbio foi realizado em 2014, alguns procedimentos podem ter mudado na AIESEC.

* Como faço para para me inscrever?
Você precisa estar matriculado em algum curso (graduação ou pós graduação  )ou ser formado, e ter entre 18 e 30 anos.
Preencha o formulário neste link do site. Mesmo que já conheça alguém da AIESEC, esse formulário precisa ser preenchido e enviado. Depois algum membro da AIESEC entrará em contato com você para marcar uma "reunião". Eles irão te falar tudo o que escrevi nesse post. 

* Para quais países que eu posso ir?
No Cidadão Global os destinos são: América do Sul, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio. Em 2014 havia 124 países disponíveis. A AIESEC do Brasil tem uma black list de países para onde eles não enviam intercambistas: Tunísia, China, Malásia, África do Sul e Camarões. Alguns países não possuem AIESEC, então não tem como fazer intercâmbio lá. 

*Como é escolhido o país e o local de trabalho?
Essa é uma das partes mais interessantes de fazer intercâmbio com  a AIESEC. Não é como aqueles pacotes fechados das agências. Você é cadastrado no sistema, preenche o seu perfil e procura as vagas. Elas podem ser filtradas por países, cidades, datas ou área de interesse. As vagas de trabalho voluntário são na maioria em projetos sociais, ongs ou escolas ( públicas ou particulares). Há projetos com crianças, adolescentes, idosos e também animais. Na página de cada projeto tem a job description (descrição da vaga). Lá está escrito a descrição e o objetivo do projeto, o que eles esperam dos intercambistas, quantos dias por semana você vai trabalhar, se eles providenciam alimentação, host, transporte, etc.
Se a vaga te interessar, você dá um "apply" na página. Depois eles enviam um email marcando a entrevista por skype. Após a aprovação há o processo de match, ou "casar a vaga", onde começam a ser enviados os documentos e a fee (taxa) é paga.

* Preciso saber outro idioma?
Depende. Se a entrevista for para  países que não falam espanhol é indispensável inglês, pois é o idioma pelo qual será realizada a entrevista e que você se comunicará com o pessoal da organização antes e durante o intercâmbio.
Na América do Sul dá pra se virar com um portunhol. Na minha opinião e por experiência própria, mesmo indo para a América do Sul é bom saber inglês também. Motivos: os documentos que você irá receber, enviar e  assinar são em inglês. Eu trabalhei com duas intercambistas: da Alemanha (falava inglês e espanhol) e de Portugal. Imagina se eu tivesse trabalhado com pessoas da China ( que estavam antes no projeto) e que só falavam inglês, e eu só falasse espanhol? Ficaria incomunicável com elas. Eu falo inglês intermediário e lembrava alguma coisa dos dois anos de espanhol que tive na escola, e que acabei aprimorando lá. Mas acho que o inglês foi até mais usado que o espanhol, mesmo sendo na Argentina.

* Quantas horas por dia vou trabalhar?

Cada projeto tem o seu horário. Eu trabalhava das 10:00 às 16:00 de segunda à sexta, sempre no mesmo local. Mas há projetos onde precisa trabalhar no sábado, ou que acontece em diferentes lugares. Tudo isso está na descrição da vaga.

* Onde vou morar?
A AIESEC da cidade onde você irá morar cuida disso. Na maioria dos casos fica-se na casa de alguma família, mas tem intercambistas que moram no local de trabalho. Imprevistos acontecem, pode ser que a sua host family não possa mais te receber em cima da hora e você tenha que ficar em outro lugar. Eu mudei de host family três vezes. A primeira host viajou com a mãe para a Colômbia por 3 semanas, quando voltou a prima se mudou para a casa dela e ocupou a minha cama rsrsr. Na segunda host family um dos membros precisou fazer uma cirurgia na perna e passou a usar o meu quarto durante a recuperação. Pergunte essas coisas antes de viajar, para não ter nenhuma surpresa durante a viagem, fui avisada sobre a possibilidade dessas coisas logo na entrevista.
Se você quiser também pode hospedar um intercambista na sua casa. Se a sua cidade tem AIESEC, é só se inscrever no site.
* Há algum  auxílio para transporte e alimentação?
Cada projeto é um caso. No meu projeto eu ganhava almoço ( e muito bom) no trabalho e precisava pagar o ônibus, que custava menos da metade do que eu pago no Brasil. Essas coisas estão  escritas na job description, procure.

* Vou receber para trabalhar?
A AIESEC  tem dois programas de intercâmbio: o cidadão global ( o que eu fiz), que é trabalho voluntário e o talentos globais que são intercâmbios profissionais e pagos. Eu não recebia para trabalhar, pois os projetos são em lugares que  nem têm condição para isso. 

* E as passagens, documentos, vistos, vacinas, passaportes?
Você é quem vai pesquisar sobre o seu destino, verificar  o que precisa e correr atrás.  A AIESEC ajuda com qualquer dúvida você tiver, mas não vai com você comprar passagem ou  tirar visto. 

* Quanto vou gastar ?

Os gastos que todos terão antes de viajar são:


*Fee ( taxa da AIESEC): é única coisa que você paga para a AIESEC, custa R$1500 (quando eu fui custava R$740 ). 

* Seguro viagem: é obrigatório. O preço depende do país e de quantos dias você vai ficar, o meu custou R$340 ( 9 semanas). Se por acaso precisar cancelar eles estornam o valor completo em 1 mês. assist card tem  parceria com a Aiesec.

* Passagem:R$890 (Curitiba-Córdoba). Saiu caro, comprei um mês antes de viajar.

*Passaporte: os países membros do Mercosul ( Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Paraguai) não exigem passaporte e aceitam a entrada apenas com a identidade. 

* Visto:  como o cidadão global dura de 6 a 8 semanas, dá pra viajar com visto de turista. o Brasil tem visto de turista ( geralmente 90 dias) para mais de 100 países. 

Mesmo indo para o lugar mais perto que conseguir, de  R$4.000 - R$5.000 não tem como fugir. Se você puder ir somente nas férias o preço da passagem aumenta bastante.

Vamos supor que você vá para a América do Sul, uns R$1500 é certo que irá gastar na passagem, ou mais. Agora some a taxa da AIESEC ( +R$1500) e o seguro viagem ( cerca de R$400) já são cerca de R$3.500 e você ainda precisa de uma reserva para se virar lá. Com certeza você vai querer viajar, não vai ir para outro país, ficar 6 semanas na mesma cidade e não conhecer nada a mais não é? Toda cidade tem algo legal por perto para dar aquela esticada no fim de semana, ou alguma atração turística maior que com certeza você vai querer ir. 

*Como saber quanto dinheiro preciso levar?


Os gastos além dos citados acima dependem do país que você vai visitar, das taxas de câmbio, do seu perfil de gastar o dinheiro e de quanto tempo vai permanecer. Exemplo: eu fiquei 7 semanas trabalhando e 2 viajando ( Patagônia e Chile).  A Argentina tem uma moeda desvalorizada em relação ao real, é um destino barato e eu economizava até o último centavo rsrsr. 

*IMPORTANTE!
*Par ter noção dos gastos, pesquise sobre o local que você irá morar , o que tem nas cidades ao redor pra onde pretende viajar nos finais de semana e no final do projeto.
*Tenha em mente que você irá gastar com transporte (de algum modo terá que se locomover pela cidade) e comida, mesmo que almoce na ONG e na host family. 
* Eu tinha um caderninho onde anotava tudo o que gastava, cada alfajor ou passagem de ônibus. Os números abaixo são bem exatos em relação ao que eu gastei. Toda semana eu somava e verificava quando ainda havia, para não ter surpresas depois já que fui com o dinheiro contado e não podia bobear.


TOTAL DE GASTOS NO MEU INTERCÂMBIO:

Junto com o transporte, comida, compras, viagens, etc, gastei pouco mais de R$4000 no total ( antes e durante o intercâmbio).

11 comentários:

  1. dahora mano! acha q eu gastaria quanto pra africa? com trabalho voluntario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a AIESEC do Brasil não envia intercambistas pra África, devido a vários problemas que aconteceram com gente que foi pra lá. China, Malásia e Tunísia também estão na "black list" da AIESEC. Muita gente já teve problemas sérios com visto e incompetência da AIESEC desses países.
      Mas vc ainda pode ir para vários países da América do Sul, Ásia e leste europeu.
      Se quiser muito ir pra África tem agências de intercâmbio que fazem, mas é bem mais caro, literalmente vai pagar pra trabalhar.

      Excluir
  2. Fui procurada por membros do AIESEC, já é a segunda vez. Ano passado a menina quis marcar durante a semana, mas eu trabalho, depois não me respondeu mais. Final de semana agora me procuraram de novo, aceitei fazer por Skype já que não posso sair do trabalho pra ver essas coisas. Estou mega ansiosa esperando e-mail, hahahaha. QUal seria o primeiro passo quando eles nos procuram? Se não me engano eu me inscrevi no que trabalha;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O intercâmbio de trabalho pago já é outra história, eu fiz o voluntário. Mas sei que eles te cadastram no sistema, você monta o currículo e começa a procurar as vagas. As que te interessarem você marca entrevista com eles.
      Trabalhei uns meses na AIESEC de Blumenau, inicialmente é só isso.

      Excluir
  3. Não tem possibilidade de nenhum país no mundo árabe? Me interessava a Jordânia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, tenho que atualizar o post. Depende do país, em alguns já houve problemas de assédio e tal sabe, aí a AIESEC não enviar. Mas na Jordânia tem, Egito e Turquia também.
      Tem um link aqui:
      http://www.brasileiraspelomundo.com/jordania-o-oasis-do-oriente-medio-40123547

      Excluir
  4. Respostas
    1. É uma taxa que vc paga pra fazer o intercâmbio. É a única coisa que precisa pagar pra Aiesec.

      Excluir
  5. Olá, gostaria de saber se tem algum tipo de requisito para ser um cidadão global?
    E adorei o texto,bastante informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada. O pré-requisito é estar na faculdade ou já ser formado, e ter entre 18 e 30 anos.

      Excluir
  6. Estou indo para Córdoba em Outubro agora, alguma dica?
    Esses países que visitou gastou em média quanto?
    abraços

    ResponderExcluir