domingo, 16 de agosto de 2015

20 fatos sobre a Argentina

1. No espanhol falado na Argentina a letra y tem som de uma mistura "jota com x". Então se come maxonese ( maionese), pratica xoga ( yoga) e toca teclado da xamaa (Yamaha).

2. Acha os motoristas brasileiros malucos? Em Córdoba pode ter 30 pessoas na faixa de pedestres, eles não param. Então sempre algum corajoso meio que simula que vai "se atirar" na frente do carro( sério ahahah), aí os motoristas param. Até quando fecha o sinal eles hesitam em parar.

3. Na Argentina tem mulher dirigindo ônibus, bonde táxi, em uma quantidade que nunca vi no Brasil.

4. O Brasil exporta muita coisa da sua cultura - principalmente música - para América do Sul, principalmente a Argentina. Conheci pessoas que sabiam cantar aquela música dos Tribalistas "eu gosto de vooocê", sério ahahah. E também  um boliviano que sabia o que era Saci-pererê. Mas sei lá porque não conhecemos quase nada deles e dos demais países.

5. A cada 10 argentinos que eu conheci, 7 ou 8 há vieram para Santa Catarina! Os destinos mais comuns são Balneário ( que eles chamam de Camboriú), Bombas, Bombinhas, Jurerê e praia dos Ingleses.

6. Os argentinos são movidos à mate, já vi pessoas às 07:00 no ponto de ônibus com uma garrafa térmica numa mão e a cuia de mate na outra.

7. Além do matte tem o tererê, feito com tang e erva mate.

8. Caipirinha só é feita de vodka, a "caipiroska".

9. Há academias com aula de dança que fazem coreografia com "Ai se eu te pego".

10. Nos prédios ontem não há porteiro ou segurança ( como o prédio onde eu morei), pode-se fazer rave até 06:00 em qualquer dia da semana. Mas se tiver segurança você pode-se ser "convidado a se retirar" por falar alto demais, como nós fomos kkk.

11. As pessoas se esforçam mais do eu que eu pensei que fariam para entender portunhol.

12. Não vi nenhum banheiro com box, todos tem aquela cortina de plástico que molha o banheiro todo e fica grudando enquanto você toma banho. E sempre tem um rodo para tentar secar a piscina que fica depois.

13. Na Argentina gaúcho é o nome da pessoa que trabalha no campo. Alguns pensam que gaúcho é todo mundo que nasce no sul do Brasil...:-(. Eles também usam boina, bombacha e aquele lenço no pescoço.

14. A torta de bolacha é colocada no freezer e com muito doce de leite, dá até um troço de tão doce. 

15. "Asado" é qualquer carne colocada no forno, como frango assado. Churrasco também é chamado de asado. Não há a famosa "televisão de cachorro" do Brasil, ia fazer sucesso aqui.

16. Quando eu falava que no Brasil fazem pizza doce, 90% das pessoas ( argentinos e pessoas de outros países) achavam uma coisa horrível. E os que vieram ao Brasil e comeram feijoada e arroz acharam a mistura muito esquisita.

17. Geralmente qualquer tipo de comida não vem em mais de duas versões. O croissant - que chamam de factura - existe somente com doce de leite e creme. No Brasil tem de frango, chocolate, queijo, presunto, etc. A única coisa com variedade eram as empanadas. 

18.  Eles acham o buffet de sorvetes e o rodízio de pizzas do Brasil ideias incríveis. Buffet ( de almoço, não sorvete) eu só vi em um lugar, e chamam de tenedor libre ( garfo livre). 

19. Come-se somente um ou dois tipos de comida no almoço, ao contrário daqui, onde fazem salada, carne, macarrão, arroz e outras coisas.

20. A temperatura dos chuveiros é regulada com dois registros ( um quente e outro frio). Eu não consegui aprender a equilibrar os dois na primeira tentativa, ou a água ficava fervendo ou muito gelada. E depois de um tempo a temperatura muda e precisa-se mexer nos registros de novo, e de novo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário