sábado, 23 de julho de 2022

Cachoeiras Loquinhas - Alto Paraíso de Goiás

O complexo de cachoeiras Fazenda das Loquinhas fica a cerca de 4 km do centro de Alto Paraíso. Este é um passeio para ficar durante o dia todo e aproveitar todas as trilhas, que são de fácil acesso e a maior parte em passarelas de madeira. O local possui infraestrutura com lanchonete, estacionamento. banheiros e wifi. 

Eu sempre me perguntei o que seriam as loquinhas (pronuncia-se lóquinhas). Locas são esconderijos de peixes debaixo de pedras, em todos os poços há muitas pedras e peixinhos vivendo debaixo delas. Principalmente nas pedras mais retas que simulam uma caverninha submersa.

Há três trilhas: Violeta, Loquinhas e Ruby, que levam a dezoito pequenas quedas d'água que formam poços cor esmeralda. A trilha é quase toda em deck de madeira, com escadas para acesso aos poços. Eu fui à tarde e consegui fazer somente a trilha Loquinhas e visitar quatro poços. 


O poço mais movimentado e que sempre aparece nas fotos turísticas é o Poço do Xamã. Durante a época de chuvas há um volume de água maior que forma uma cachoeira que deságua no poço. Como julho é época de secas, havia somente a água do poço, que tem três metros de profundidade com água verde cristalina. Eu achei que Loquinhas era somente este poço, me surpreendi depois que descobri que há vários mais bonitos ainda.



Seguimos para o Poço da Vovó, o mais fofinho de todos, com pequenas quedas d'água onde é possível sentar nas pedras e relaxar. E ainda estava vazio, pude aproveitar o poço só para mim...


Abaixo o Poço da Seriema, com suas águas que variam de cor de âmbar para esverdeado. Eu filmei alguns peixes que se pareciam com cascudos, pois eles ficam grudados nas pedras e não se assustam com a câmera. Depois descobri que eram girinos 😂😂😂.



Poço dos Curumins, o último e mais bonito dos poços, com água verde claro e areia branquinha. Esta foto foi tirada poucos segundos antes de eu engolir alguns litros de água, pois quando fui sair do tronco caí pra trás e fiquei pendurada rsrrs.



Já eram 17:00 e o sol não batia mais na água, estava escurecendo e o clima ficando cada vez mais frio. Este foi o meu último passeio na Chapada dos Veadeiros, recomendo passar o dia na Fazenda Loquinhas e aproveitar todos os poços e cachoeiras. Na trilha para retornar ao estacionamento podem-se avisar vários animais como seriema, jacutingas e macaquinhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário