sexta-feira, 16 de julho de 2021

Conhecendo Brasília em uma conexão

 Meu voo para Campo Grande tinha um conexão longa de oito horas em Brasília. Como era a única opção de voo barato acabei escolhendo este, já aproveitando a oportunidade de conhecer a nossa capital. Pesquisando sobre o que fazem em Brasília em uma tarde, acabei encontrando a @camelobiketour, que oferece tours de bicicleta com diferentes roteiros em Brasília. 

O passeio foi reservado por whatsapp e pago no dia. O ponto de encontro era o a sede da Camelo Bike tour às 14:00. Depois de testarmos as bicicleta e escolher a que mais se adaptava, iniciamos o passeio. O guia Graco é arquiteto na prefeitura de Brasília e explicou minunciosamente sobre cada aspecto da construção da cidade em cada parada que fazíamos.

Como viajei em julho durante a pandemia, alguns serviços que eles oferecem não estavam disponíveis. Os tours com 3 horas de duração disponíveis eram: Eixo Monumental, Unidade da Vizinhança e Igrejinha d Fátima, Memorial JK e Praça dos Cristais. Eu fiz o Bike Tour Eixo Monumental, que passa pelos pontos turísticos mais conhecidos de Brasília. 

Logo que saí do aeroporto de Brasília pude sentir a falta de humidade do ar, minha boca parecia que ia murchando para dentro. A sensação é de que eu havia tirado uma dentadura ahhah. O clima estava muito quente e a umidade em 19%. Para fazer uma comparação, onde moro estava em 98% e frio, foi um quase um choque climático. Ao pedalar a secura na boca era sentida cada vez mais, não tinha água que desse conta.  

A primeira parada foi na torre de TV de Brasília, onde há uma praça ao redor e uma vista panorâmica no Planalto Central. Eu moro no Vale do Itajaí em Santa Catarina, e para qualquer lado que você olhar, verá muitos morros...e atrás do morros mais altos formando desenhos na paisagem, e isso não te permite enxergar a longa distância. A paisagem de Brasília me lembra o filme do Rei Leão, quando olhava para qualquer lado sempre enxergava uma longa distância plana...

Fomos a um parque onde havia uma pedra muito grande com a letra de "Eduardo e Mônica" da banda Legião Urbana. Estou escrevendo este post meses depois da viagem, e não sei onde foram parar as fotos daquele parque, e de outros pontos que visitamos também. 


Continuamos pedalando no calor e falta de umidade, e paramos no Teatro Nacional Cláudio Santoro para descansar. O teatro é mais um dos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer e tem a forma de uma pirâmide com uma fachada lateral de cubos grudados na parede, onde pode-se ( no limite do bom senso ) escalar. O tour seguia devagar, a falta de umidade deixava tudo mais cansativo e a sede batia a cada segundo. 


Quando o sol já estava quase se pondo, visitamos a Catedral Metropolitana. Estava havendo um casamento na catedral, o que eu acho estranho, pois os noivos e os convidados se misturavam com os turistas num vai e vem frenético. A parte da igreja onde aconteceria a cerimônia estava cercada com fita, mas boa parte da catedral podia ser visitada.


Ao lado da Catedral Metropolitana fica o Museu Nacional da República, cuja arquitetura para uma mistura de Saturno, disco voador e iglu de concreto. Muitos pontos turísticos como o Palácio do Planalto e o Palácio do Itamaraty estavam fechados para visita por causa da pandemia. Então apenas circulamos ao redor deles de bicicleta antes de ir embora. 




Nosso guia parecia um político, todos cumprimentavam quando ele passava, e parando várias vezes para conversar, o que acabou fazendo o tour levar cerca de 4 horas (o previsto eram 3 horas). Apesar de ser majoritariamente plana, Brasília tem umas poucas elevações, e tive o azar de subir elas no fim do passeio, quando eu já não aguantava mais da falta de ar e cansaço. Depois de terminar o passeio fui correndo ( estava bem atrasada ) para o aeroporto pegar meu voo para Campo Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário