domingo, 5 de janeiro de 2020

Haynes Cay, Acuário e Rocky Cay - San Andrés

A ilha de San Andrés tem vários cayos ao redor da sua costa, que são pequenas ilhas rasas formadas na superfície de um recife de corais. Os mais conhecidos são Haynes Cay, Rocky Cay e Johnny Cay. A palavra Cay é pronuncia-se "ki".
Os passeios podem ser comprados na cooperativa que fica na praia de Spratt Bright. Os preços são tabelados, mas algumas agências cobram mais caro ou montam pacotes com vários deles por preços diferenciados. É bom comprar um dia antes, alguns passeios esgotam no dia. A cooperativa funciona das 09:00 às 17:30.



A dona do hostel nos indicou um amigo que faria um passeio privativo por 60.000 COP, o Consciência. Sim, esse era o nome dele rsrs.  Ela falou muito bem do barqueiro, aí fomos em quatro pessoas. Às 10:00 nos encontramos  no ponto combinado e seguimos primeiro a uma piscina natural ( acho que não tem nome). Repare nas fotos as "sete cores do caribe", o mar tem diferentes e lindíssimos tons de azul na mesma foto.





Nestes passeios sempre tem a trollagem dos animais na foto heheh. Os guias emprestam estrelas do mar e ouriços falsos para tirar fotos. Fizemos duas paradas para piscinas naturais antes de ir ao Acuário. 


Antes de chegar no Acuário paramos para avistar as "mantarraias". Mergulhamos por cima de várias com o skornel. Eu abomino estes passeios que os guias ficam levantando as raias para tirar foto com os turistas, não sei nem como é permitido. Apreciem os tons de azul do mar do caribe...💗😍




A correnteza estava um pouco forte, mas conseguíamos alcançar o pé no fundo. Perto das arrais tinha um abismo com 16 metros de profundidade. Era meio assustador, você estava com a água no pescoço e do nada era arrastado para o uma rampa no meio do mar, que ficava cada vez mais funda.

De volta ao barco, seguimos para o "Acuário". Nem precisa explicar porque o lugar tem este nome, parece um aquário mesmo, você nada em meio a vários peixes. Tinha até um tubarão da espécie tubarão-lixa, que lá em chamado de tubarão enfermeiro. Esta espécie habita águas rasas e é considerada um "tubarão dócil". Devido à facilidade com que se aproxima das pessoas, está ameaçado de extinção.
Não esqueça dos sapatos para mergulho. Eu sempre achei uma frescura aquilo rssr, mas em San Andrés não tem como fazer os passeios sem proteção nos pés, há ouriços e as pedras pontiagudas.
Eu sempre levo o celular naquelas bolsinhas, que ficam facilmente embaçadas.  E eu não tinha onde secar pois o barqueiro simplesmente sumiu depois de nos deixar lá. Achamos eles muito tempo depois em Haynes Cay.




O Acuário é bem rasinho, nas partes mais fundas a água não chega a bater no pescoço. Atrás do Acuário fica Haynes Cay, dá para ir caminhando, só cansa um pouco. Depois de um tempão sentados na grama achando que ficaríamos lá para sempre aparece o Consciência e seu barco.




 A próxima parada seria Rocky Cay, onde tem o navio naufragado. Maaas... o Consciência deixou a gente numa praia na frente de Rocky Cay e falou que o passeio acabava ali e era pra gente ir andando! ahahha. Na verdade dava sim para ir andando, mas achávamos que o barco iria nos levar até lá. Ficamos muito fulos da vida e acabamos pegando um ônibus de volta para o hostel.

Rocky Cay lá no fundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário