sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Ecofiwi - turismo ecológico em San Andrés

Não há somente praias na ilha de San Andrés. No norte da ilha há o Manglares Old Point National Park,  um santuário de fauna e flora que faz parte das baías Hooker e Haynes. Eu queria muito fazer o passeio com os caiaques transparentes e acabei descobrindo a Ecofiwi, uma empresa que trabalha com turismo ecológico O passeio tem duas horas de duração e custou 90.000 COP. A sede da Ecofiwi onde tem o restaurante e ficam os caiaques é de fácil acesso e pode-se chegar até lá de ônibus. Eu fui até o local e reservei o passeio um dia antes. Há somente quatro horários por dia, com somente oito pessoas de cada vez por causa do número de caiaques, aconselho a reservar antecipado.



Munidos com remo e coletes salva vidas, fizemos uma pequena trilha até chegar no lago onde os caiaques transparente nos esperavam. Em cada caiaque cabem duas pessoas, e como eu estava sozinha me colocaram com uma mocoronga que não sabia remar! Imagina o cansaço de remar sozinha para duas pessoas, a criatura só ficava encostando o remo na água, isso quando não parava de remar.
Iniciando o meu sofrimento, remamos até entrar nas árvores que aparecem no fundo da foto. Em toda a extensão do lago há vários tufinhos, que parecem plantas, mas são águas vivas! Conforme vamos chegando mais perto do mar a água fica mais clara e pode-se ver cada vez mais águas-vivas.




Quando os caiaques chegavam perto do mar, a água ficava mais clara e as águas vivas desapareciam. Depois de chegar na água salgada ficamos bastante tempo no mangue fazendo snorkel. A profundidade não chega a um metro, mas é necessário o colete para a flutuação, assim os peixes não se assustam e a água não fica turva por causa das pessoas se movimentando.




A vida marinha no mangue é muito diversa, pepinos do mar, anêmonas, peixes, etc. O pepino do mar vive somente em locais sem poluição, encontrar vários deles é um bom sinal. Se você gosta de fazer snorkel, o passeio no mangue vale muito a pena.







O mangue é grande e tivemos bastante tempo para explorar todos cantos. Os guias mergulhavam junto e iam apontando os locais onde haviam peixes diferentes. Vi até um filhote de barracuda e uma anêmona Depois pegamos os caiaques e voltamos à sede do Ecofiwi, onde havia um delicioso lanche nos esperando: fruta pão frita, peixe e bolo de banana. 
Este passeio foi realmente a surpresa em San Andrés, não esperava que fosse tão interessante. Recomendo aos amantes do mergulho.


Fruta pão

Nenhum comentário:

Postar um comentário