sexta-feira, 26 de julho de 2019

Roteiro pelo centro histórico de Manaus

O centro histórico é a região mais antiga de Manaus, e abriga um grande número de prédios históricos construídos durante o período áureo do ciclo da borracha. A melhor forma de conhecer esta parte da cidade é caminhando mesmo, eu meu hospedei perto do centro e fui a pé. Mas se for voltar final da tarde recomendo pegar um uber. Também evite andar ostentando câmeras e celulares.

Teatro Amazonas




Inaugurado em 1896 para atender aos pedidos da elite amazonense, é hoje um dos principais teatros do Brasil. A pintura cor de rosa e a sua cúpula com o mosaico colorido são um dos cartões postais de Manaus, representando o apogeu do ciclo da borracha. O teatro é ricamente decorado por dentro, trazendo o que havia de mais sofisticado na época. Eu sempre gosto de fazer visitas guiadas em teatros para conhecer melhor a histórica de cada pedaço no lugar. Mas essa foi a visita guiada mais sem graça e preguiçosa que já fiz! Paga R$10,00 e visitamos somente alguns cômodos e o guia parecia que já não tinha mais vontade de falar sobre o assunto. Bem na hora da visita guiada estava acontecendo o ensaio da orquestra para um dos espetáculos em cartaz e assistimos a um pedaço.
Eu visitei em julho e havia uma programação bem variada,confira no site do teatro antes da viagem.





Tacacá da Gisela

O tacacá é um prato de origem indígena, típico da região amazônica. É preparado com um caldo amarelo, chamado de tucupi, que é colocado por cima da goma de mandioca  e servido junto com camarão e jambu ( planta que deixa a língua dormente). O tacacá mais famosos é o da Gisela, que fica ao lado do Teatro Amazonas.




Mercado Adolpho Lisboa

Também chamado de mercadão, fica às margens do Rio Negro, no centro de Manaus. Sua estrutura em ferro fundido foi projeta por Gustave Eiffel, o mesmo engenheiro que projetou a Torre Eiffel. O mercado tem 186 anos e vende uma variedade de peixes de água doce, artesanatos, especiarias e alguns restaurantes. Não deixe de provar o X- Caboquinho, um sanduíche típico do Amazonas com pão francês, queijo coalho, tucumã e banana frita.







X - caboquinho com queijo coalho, tucumã e banana frita

Nenhum comentário:

Postar um comentário