segunda-feira, 25 de julho de 2016

Cataratas do Iguaçu - lados brasileiro e argentino

Eu fui nas cataratas duas vezes. A primeira foi em julho de 2016, estava extremamente frio e qualquer pingo de água que encostava em mim parecia uma tortura. A segunda foi em julho de 2017, quando eu tinha um conexão para o Peru com 6 horas de espera e resolvi aproveitar que as cataratas ficam a 10 minutos do aeroporto e matar tempo. Neste dia havia sol e estava muito abafado, com certeza aproveitei bem mais do que quando estava tremendo de frio tempo todo. Com o tempo assim dá gosto de "tomar um banho" nas cataratas.
Na primeira vez que fui resolvi conhecer os dois lados das cataratas e dividi a viagem em 4 dias em Foz do Iguaçu (em um deles com um bate e volta no Paraguai) e 4 dias dias em Puerto Iguazu. Acontece que Foz do Iguaçu é uma cidade sem muitos atrativos além das cataratas e Itaipu. Se eu soubesse disso antes teria me hospedado lá por menos tempo, dava pra fazer tudo em dois dias. 
O ingresso pode ser comprado antecipado pela internet ou com cartão de crédito nas máquinas de autoatendimento no parque mesmo. Para ir da entrada do parque até as cataratas há um ônibus leva o pessoal até o início das escadas. Eles não tem horário, saem no momento em que enche e em seguida já vem o próximo. A partir disso é só caminhar até as quedas.  Olhando as fotos parece somente um monte de água rsrsrs, mas somente olhando de perto se entende porque tantas pessoas viajam milhares quilômetros de avião para chegar até aqui. 







Lado argentino:

A maioria dos brasileiros que visita as cataratas não vai ao lado argentino. Uma pena, pois é igualmente lindo.  Além de ser maior o lado argentino tem mais de 2km de passarelas, dá pra ver o lado brasileiro inteiro por vários ângulos. Infelizmente a bateria do meu celular acabou e tenho poucas fotos desse dia. Eu queria ir até a Garganta do Diabo de trenzinho, mas a fila era tão grande que dava voltas ao redor do banheiro.





Como eu havia lido que o passeio de barco no lado argentino era mais barato e emocionante, decidi não fazer o Macuco Safari no Brasil e optei pelo Aventura Nautica na Argentina. Eu comprei os ingressos na rodoviária de Puerto Iguazu, mas  pode comprar no parque também. O passeio previa uma parada na Isla de San Martin, mas por algum motivo estava fechada. Então só tivemos o barco a 200 km/h e quatro jatos de cascata na cabeça, literalmente. E não adianta colocar capa de chuva, vai se encharcar de qualquer jeito, é melhor ser feliz e já ir de cara tomando um banho nas cataratas.



Preços: 
Entrada Cataratas do Iguaçu (Brasil): R$40,00.
Entrada Cataratas do Iguaçu (Argentina)AR$ 250.
Aventura Nautica: AR$450.

Como chegar...
De Foz do Iguaçu para as Cataratas brasileiras: pegue um ônibus na Avenina Paraná (centro) ou no terminal de transporte urbano, eles param em frente ao parque .Esse mesmo ônibus para também no aeorporto. R$3,20 
De Puerto Iguazu para as Cataratas argentinas: no terminal de Puerto Iguazu há onibus para ambos os lados das cataratas. AR$130 (ida e volta).
De Puerto Iguazu para Foz do Iguaçu: os ônibus saem do terminal de Puerto Iguazu e param em qualquer ponto de ônibus em Foz do Iguaçu. AR$20 ou R$5,00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário