terça-feira, 27 de setembro de 2016

Parque tecnológico de Itaipu

Sempre pensei que o parque da Itaipu se resumia às barragens e um monte de água represada. A Itaipu Binacional pertence ao Brasil e ao Paraguay, sendo o último o que mais utiliza a energia elétrica produzida na usina. Além da usina há projetos de pesquisa ambiental e científica onde pode-se visitar. Os ingressos podem ser comprados pelo site ou no parque. Eu deixei pra comprar no dia e só havia um passeio que não estava esgotado. No site da Itaipu há vários passeios para comprar como visita dentro da Itapu, iluminação da barragem, refúgio biológico, por do sol no catamarã, etc.
Lá dentro é tudo muito organizado e pontual. Como o parque é gigante, em todos os passeios há ônibus que levam aos locais. Eu fui no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho e na vista panorâmica. 
A vista panorâmica é nada mais do que um ônibus de dois andares onde tem-se a vista panorâmica ( dããã ) da barragem e o guia fala sobre a história do parque.

Não tem muito o que fazer por lá, é uma barragem hehe. Mas é interessante ver como o local é grande.


Eu fui ao polo astronômico porque sabia que havia um telescópio. Então pensei que veria o espaço como naquelas fotos dos livros de ciências da escola... Após uma revisão de física do ensino médio e uma visita ao planetário pode-se observar o sol no telescópio, mas é só uma mancha vermelha com uns pontinhos pretos. Há também as visitas noturnas, mas as observações tanto de dia quanto à noite dependem das condições meteorológicas. Se estiver nublado não tem como ver nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário