segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Chapada Diamantina - Gruta da Lapa Doce, Pratinha e Morro do Pai Inácio

Já fazem três anos que fui para a Chapada Diamantina e só percebi agora que não escrevi este post 😂. Vou tentar escrever sobre o que consigo lembrar. Este passeio dura o dia todo e é que mais recebe visitantes do mundo todo na Chapada Diamantina, pois inclui os lugares mais procurados da Chapada Diamantina: Gruta da Lapa Doce, Gruta Pratinha, Gruta Azul e Morro do Pai Inácio. Fiz o passeio com a Zentur Chapada.  Saímos cerca de 08:30 de Lençóis em direção à Gruta da Lapa Doce. 




Esta é uma gruta de formação calcária e é a quinta maior caverna do Brasil.  caminhamos cerca de 800 metros dentro da gruta, que por sinal é extremamente abafada. Depois almoçamos no restaurante que fica em frente à caverna, com comida típica da região da Chapada.





Depois seguimos para a Gruta Pratinha e a Gruta Azul, que estão localizadas em uma propriedade particular no município de Iraquara. A entrada na Pratinha estava incluída no preço do passeio, mas as atividades lá são pagas à parte. O que pode-se fazer só pagando a entrada é ver a Gruta Azul, só ver mesmo pois não da pra fazer flutuação como no Poço Azul, e tomar banho na piscina formada pela água da gruta. A tirolesa e a flutuação na caverna são pagas à parte.





A flutuação na caverna foi uma das coisas mais legais que há fiz! Um grupo pequeno entrou na caverna com pés de pato, snorkel e lanterna. A água é transparente e o silêncio na caverna impressionante, só se ouve o barulho da água batendo nas pedras. Vimos várias tartarugas e muitos morcegos. O teto da caverna é impressionante, parece aquelas fotos de galáxias, as pedras tem cores brilhantes. 




Agora a decepção, que dizer Gruta Azul! Sei que o lugar é somente para contemplação, mas não achei nada demais.



Última parada do passeio foi o pôr do sol no morro do Pai Inácio, que mostra uma visão panorâmica e incrível da chapada. A subida para o morro é um pouco íngreme,mas fácil.


O Morro do Pai Inácio é cercado de lendas na região, segundo o guia Pai Inácio era um escravo que namorava a filha de um fazendeiro. Quando descobriu mandou irem atrás dele, que ao chegar neste morro pulou. O pessoal achou que Pai Inácio havia morrido, mas ele conhecia a região e pulou em uma pedra mais baixa e conseguiu fugir. Mesmo após decretada a sua morte muitas pessoas afirmavam que haviam visto Pai Inácio vagando por aí...assim eternizou sua história dando nome a uma das mais bonitas vistas da Chapada Diamantina.






Nenhum comentário:

Postar um comentário