domingo, 16 de agosto de 2015

Trabajando en el Centro Esperanza - trabalho voluntário em Córdoba

Estou em um intercâmbio de sete semanas em uma ONG chamada Centro Comunitário Esperanza no bairro Guiñazú, a cerca de uma hora do centro de Córdoba. O local é coordenado pela Inês e algumas pessoas de sua família. As crianças vão ao centro no contraturno da escola. O trabalho é das 10:00 às 17:00, com pausa de uma hora para o almoço muito bom que a Inês faz.  As crianças têm entre 6 e 14 anos. Trabalho junto com uma portuguesa e uma alemã. 
O trabalho voluntário que estou fazendo é um pouco diferente do que pensávamos ser e lemos na descrição da vaga. Não há turmas, as crianças vão quando querem, então algumas estão lá todos dos dias no mesmo horário, outros uma vez por semana ou ficam apenas para realizar as tarefas da escola e vão embora. Muitas vezes o nosso plano lindo e maravilhoso não servia pra nadica de nada porque não havia crianças suficientes para fazer as coisas, ou só os bem pequenos, o que significa que precisávamos pensar muito rápido sobre outra coisa para fazer. Em alguns dias não havia crianças para fazermos as atividades, apenas os mais pequenos com idade entre um e três anos. A escola estava em reforma nas duas primeiras semanas, sem banheiro e com um vai e vem de pedreiros, então fomos apenas em alguns dias porque não tinha nem onde ficarmos. Não há muita comunicação entre o projeto e a AIESEC, então  nunca sabíamos de nada. 
O que acontece é que quando chegamos de manhã só há as crianças muito pequenas. Alguns maiores chegam perto das 11:00 e precisam ir embora ao meio dia por causa da escola. Somente na quarta semana apareceram crianças maiores à tarde.  Para não ficarmos sem fazer nada, ( quando não podemos fazer o que viemos aqui fazer),  ajudamos a cuidar das crianças menores, planejamos outras  atividades e pintamos desenhos em algumas paredes. Falamos com a AIESEC daqui, mas nessa altura não podem fazer nada para mudar. Não podemos obrigar as crianças a ir ao centro ou mudar de projeto. 
O projeto não tem algum cronograma que devemos seguir, o tema é artes, liderança e falar da nossa cultura. As intercambistas que estavam antes de nós planejavam as atividades como "semana temática", o que era feito girava em torno de um tema principal escolhido a cada semana, como por exemplo sistema solar, animais, culinária, etc. A nossa primeira semana foi "semana de los animales", incluindo confecção dos animais usando garrafas, música, jogos de liderança, criação de histórias e teatro com os fantoches e histórias criados pelos alunos.
Essa menina com o fantoche é a Luz, toda vez que passávamos na frente da escola ele já vinha pulando na gente.
Dá pra sentir a agonia do gato só pela cara dele ahahahhaha!
A dança das cadeiras onde ninguém perde, no final todo mundo se amontoa numa só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário