Atins é um povoado que pertence ao município de Barreirinhas, localizado na foz do Rio Preguiças. Além das lagoas azuis formadas pela chuva, o vilarejo tranquilo é cercado por ruas de areia de praia, uma praia que se mistura com a água do rio e um vento que atrai praticantes de kitesurf. Eu fiz o passeio saindo de Barreirinhas e acabei ficando em Atins por dois dias. Poderia ter ficado uma semana. A geografia do local permite assitir ao nascer e por do sol na mesma praia. O sol nasce do lado direito e se põe no lado esquerdo.
Como chegar em Atins?
Atins fica a 30 km de Barreirinhas. Há dois jeitos de chegar em Atins: de lancha voadeira pelo rio Preguiças. As lanchas saem da orla de Barreirinhas, tem várias empresas que fazem esse trajeto e pode reservar direto com o barqueiro. Ou fazer um passeio para as lagoas de Atins e no final ficar por lá, foi o que eu fiz.
Para retornar a Barreirinhas as lanchas saem do porto de Atins. Não é exatamente um porto, no google maps o nome aparece como "Embarque e desembarque - Beira Rio Atins". Os horários mudam dependendo da temporada, não vou postar aqui pois podem estar desatualizados, os hoteis sabem informar. Durante o trajeto a lancha faz várias paradas para carregar e descarregar mercadorias e pegar passageiros que usam como se fosse transporte público.
Plantação de buritis
O que fazer em Atins:
Como eu fiquei em Atins depois do almoço, não visitei todas as lagoas do passeios. Foram somente duas e não me pergunte o nome pois não lembro. As lagoas eram bem rasas e com muitas algas, não estavam entre as mais bonitas mas era possível tomar banho.
Além dos passeios nas lagoas, Atins é conhecido pela prática de Kitesurf, a paisagem é sempre cheia das pipas. Para praticar o esporte precisa de um curso, não é somente chegar e usar o equipamento. Depois de visitar as lagoas fiquei dois dias descansando no hostel de frente para a praia. A cidade tem um ar bucólico ( quase abandonado hehe ), as ruas feitas de areia da praia, o silêncio e o vento fresco que vem do mar criam o ambiente perfeito para quem procura sossego. Mas se estiver a fim de festa ou local mais agitado há vários beach clubs no lado esquerdo da praia. O lado direito é muito mais tranquilo.
Praça no centrinho de Atins
Atins é para quem procura sossego, principalmente depois de passar pela caótica Barreirinhas (base da maioria dos turistas para os passeios). O contraste se dá principalmente ao silêncio e frescor do local. Barreirinhas é caótica, motos e carros para todos os lados, abafada e barulhenta.
Agora o golpe da viagem, todas têm algum ahaha. Atins tem um passeio muito divulgado pelo turismo, chamado "revoada dos guarás", que são aves vermelhas que voam em bando, principalmente no pôr do sol. Eles cobram R$80,00 para te levar de barco até o local onde acontece a "revoada". O problema é que não houve revoada nenhuma! Fiquei mais de uma hora no banco esperando a hora de eles voarem em bando preenchendo o céu e a única coisa que vi foram algumas garças brancas voado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário