sábado, 19 de fevereiro de 2022

Cachoeira do Salto do Rio Vermelho - Santo Amaro da Imperatriz

Santo Amaro da Imperatriz está localizada na região metropolitana de Florianópolis, a cerca de 40 km da capital. Conhecida pelas suas água termais e prática de esportes radicais como parapente e rafting, a cidade também abriga várias cachoeiras. 

A cachoeira Salto do Rio Vermelho fica na comunidade de Vargem do Braço e faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. O caminho até a entrada da propriedade onde fica a cachoeira é tão bonito quanto ela mesma. São alguns quilômetros por uma paisagem bucólica em campos e montanhas verdinhas onde vacas e cavalos, onde o tempo parece passar sem pressa...

A trilha fica dentro de uma propriedade privada, como fiz a trilha em grupo com a @terramediatrekking de Blumenau, o próprio guia pagou a entrada para os donos ( não sei o valor ). A van foi estacionada e seguimos a pé, pois devido à "ponte" de madeira não era possível seguir com o carro. Depois de caminhar um pouco chegamos a um portão de ferro que fica fechado, mas não tem cadeado, você só precisa fechar novamente quando passar.



A parte inicial da trilha é por um pasto, caminhamos por uma estradinha em meio à vacas que não se importavam com a nossa presença. Aos poucos a mata foi fechando e formando a trilha em meio às árvores na sombra.



No meio do caminho desviamos a trilha para passar por uma corredeira com a água trincando de gelada, apesar. Depois seguimos para a trilha que ficava cada vez mais difícil com subidas íngremes, o calor de fevereiro piorava a respiração e parecia impossível chegar ao ponto final.




Não lembro ao certo quanto tempo demoramos para chegar até a cachoeira, mas pareceu uma eternidade. A trilha tem cerca de 3km  de extensão ( somente ida ), mas exige resistência para vencer a subida. Na volta foi mais tranquilo, exceto pelo meu joelho, que sofreu horrores devido ao impacto que é maior na descida.


A queda da cachoeira possui 70 metros de altura, é possível chegar perto mas a pressão da água perto da queda é muito forte e o local muito profundo. Ao redor da cachoeira a água reflete na coloração das pedras e fica cor de âmbar.



Para ir do final da trilha até a cachoeira, é preciso andar sobre uma parte rasa da água, mas por causa da correnteza e as pedras o caminho acaba sendo escorregadio. Aconselho a usar meia para causar atrito e evitar um escorregão e ser levado pela correnteza. Parece um pouco sem noção usar meia na cachoeira mas realmente dá com medo de escorregar e cair pedra abaixo. A pedra forma uma espécie de piscina de borda infinita, muito linda para as fotos, mas é bom tomar cuidado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário