segunda-feira, 18 de julho de 2022

Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso de Goiás é uma das portas de entrada para a Chapada dos Veadeiros, junto Cavalcante e São Jorge.  A cidade fica a 230 km de Brasília e atrai muitos turistas em busca de trilhas, cachoeiras e experiências holísticas. O portal de entrada em formato de disco voador já revela a atmosfera mística no local. Com cerca de 8 mil habitantes, a cidade possui ampla oferta de hospedagem, bares e vida noturna, tendo a avenida João Bernardes Rabelo, que corta a ladeira do centro como rua principal.



O que fazer na Chapada dos Veadeiros?

Se você gosta de trilhas, poços, cachoeiras e contato com a natureza este é o lugar certo. A região possui mais de 30 cachoeiras, O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e locais com formações geológicas peculiares como o Vale da Lua. Recomendo ficar cinco dias inteiros ou mais para aproveitar bem o que a região tem a oferecer. 
Durante o dia a cidade ficar relativamente fazia, mas à noite quando os turistas retornam dos passeios a avenida João Bernardes Rabelo ferve com vários bares e restaurantes tocando música brasileira, principalmente forró. Destaque para o Gastrobar Área 51, Arte Paradise Café (forró com entrada gratuita) e Vendinha 1961.


Os passeios podem ser feitos com as agências ou de carro por conta própria. Como eu estava sozinha e sem carro acabei optando pela agência Circuito Central. O meu roteiro incluiu o Parque Nacional da Chapada dos veadeiros ( trilha vermelha), Catarata dos Couros, Complexo do Macacão, Vale da Lua, Cachoeira do Segredo, Loquinhas e Cachoeiras Santa Bárbara e Capivara. Pesquise antes o nível de dificuldade das trilhas e aconselho a não colocar passeios mais puxados em dias seguidos, intercale com os mais leves. A agência montou o meu roteiro e não pesquisei muito, acabei não indo na Cachoeira do Segredo porque estava num nível extremo de cansaço.

Alto Paraíso tem uma feirinha toda terça ( 15:30 às 18:00 ) e sábado ( 07:30 às 12:00). Fica ao lado na prefeitura e lá você pode comprar artesanatos, verduras, frutas, pães, chocolates artesanais, pastel, caldo de cana, etc. 


Clima

A região tem basicamente duas estações: chuvosa ( outubro a abril) a e seca (março a setembro). No verão chove e podem ocorrer as temidas trombas d'água, então para garantir o "sucesso" da viagem escolhi ir em julho. Apesar de ser inverno, a temperatura de manhã e à noite ficava perto dos 15º e durante o dia esquentava, sendo possível aproveitar as cachoeiras. Leve casaco, à noite a temperatura cai bastante.

Dinheiro

Todos os estabelecimentos que fui aceitavam cartão e alguns PIX. A cidade possui agências do Itaú, Banco do Brasil e Banco do Estado de Goiás. Não tem nenhum daqueles caixas eletrônicos (ATM) onde é possível sacar dinheiro de vários bancos.

Cristais, óvnis e misticismo

Acredita-se que a cidade esteja situada sob uma gigante placa geológica de quartzo, o que traz uma aura de local energético e com boas vibrações. Alto Paraíso também é cortada pelo Paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Picchu e coleciona diversos relatos de aparições de ovnis. O turismo da cidade gira em torno da atmosfera mística formada por ovnis, cristais e esoterismo. Os cristais vendidos nas lojas não são retirados na chapada, pois é proibido, eles vêm de outros lugares. Eu não compro pedras, tenho um pé atrás sobre como elas são extraídas, muitas vezes com exploração dos trabalhadores em condições precárias. 



Em Alto Paraíso eu fui no rolê mais aleatório da minha vida: uma palestra sobre óvnis 😅. Depois de voltar de um passeio parei em uma loja de souvenir. A vendedora disse estava acontecendo uma palestra sobre ovnis na loja  e no final os participantes poderiam observar Saturno pelo telescópio. Fiquei interessada no telescópio e participei do final da palestra. O palestrante era um estudante de física e ufólogo, mostrando em slides todas as evidências das supostas aparições de óvnis no Brasil e na Chapada dos Veadeiros. Havia umas 15 pessoas participando, e todos discutindo seriamente sobre o tema, e eu com cara de paisagem me sentindo uma intrusa, só esperando pelo telescópio. No final ele colocou o telescópio na calçada e pude ver Saturno com seus anéis. Para fechar o combo, colocaram uma maca e apareceu um tatuador, tudo isso no mesmo lugar ahhaha. Se você tiver interesse, a loja se chama "abduzidos na chapada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário