Rodeadas e isoladas por falésias calcárias, as praias de Railay e Phra Nang tem um charme à parte. Diferentes da agitada vizinha Ao Nang, possuem menos turistas e uma vibe mais calma. Para chegar lá é só pegar um dos long tails que saem de Ao Nang a partir das 08:30. Custa 200 Baht ida e volta (você ganha os dois tickets na compra) e chega em menos de 10 minutos.
Railay é dividida entre Railay east e Railay west ( leste e oeste). A parte oeste é esta da foto, a leste é na verdade um manguezal! Mas fica perto de outros lugares onde é possível se banhar. A hospedagem em Railay e Phra Nang é muito cara, pra quem viaja sozinho nem se fala. O lugar mais barato que encontrei foi o Resort Railay Hilltop (R$236 a diária pra duas pessoas com café da manhã e quarto com ventilador). Pra quem viaja sozinho pagar esse valor por dia é inviável, vale mais a pena ficar em hostel em Ao Nang e pegar o barco para Phra Nang para passar o dia.
No mapa ainda aparecem o viewpoint, (você vai passar na frente do ponto de subida dele no caminho) e a Princess Lagoon; uma lagoa escondida perto do viewpoint. A trilha é muito íngreme e escorregadia, tem placas avisando sobre o perigo de subir o local. Não cheguei a subir, mas as fotos mostram que o esforço vale a pena.
Phra Nang beach
O longtail para em Railay e Phra Nang, na ida e na volta. Eu desci do barco em Railay e caminhei até Phra Nang. O caminho em azul é onde tem uma estradinha, o pontilhado em cinza passa por trás de alguns hotéis e tem um caminho perto das rochas, passando até por algumas cavernas. O caminho é todo sinalizado e com calçamento, é seguro e não tem como se perder.Caminho para Phra Nang |
A formação rochosa do lugar é incrível, estalactites, falésias calcárias e cavernas formam uma paisagem única. Em cada canto da praia há uma pequena caverna, o charme da praia é completado pela gigante falésia bem no centro. As pessoas nadam até lá, a água é rasa perto dela. A pedra se chama Ko Rang Nok ( ilha do ninho do pássaro). Pode-se fazer escalada e andar de caiaque nos arredores da "ilha", inclusive tem um espaço entre as duas pedras que dá pra passar com o caiaque 😊.
A caverna de Phra Nang, a deusa da fertilidade:
No lado esquerdo da praia fica a Phra Nang cave, em homenagem à deusa da fertilidade. Há várias versões contadas sobre a origem da caverna. Uma diz que Phra Nang era uma princesa indiana que morreu em um naufrágio. Em outra ela foi esposa de um pescador que se perdeu no mar. E assim ela viveu o resto de sua vida em uma caverna esperando o seu marido retornar.
Hoje em dia o costume não é tão forte, mas muitos pescadores e barqueiros ainda levam levam estátuas como oferenda à princesa, pedindo segurança em sua viagem no mar.
A praia perto da caverna do lado direito é onde a água fica mais clarinha. Além de relaxar na areia e na água, você pode fazer rappel, alugar um caiaque ou comer nos longtails restaurante. Experimente o milho na grelha ( 50 Baht). Acredito que eles coloquem na mesma grelha que fazem carne, pois o milho fica com um leve gostinho de bife hahah.
Está vendo os dois buracos na pedra na foto abaixo? Havia pessoas subindo ali! Não faço ideia de como chegar, mas não me arrisquei.
A praia de Phra Nang foi um das que mais gostei na Tailândia, fui dois dias seguidos. Se você tem $$$ vale muito a pena se hospedar ali perto e ter essa vista todo dia no nascer e no por do sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário