domingo, 6 de novembro de 2022

Barra da Lagoa - Florianópolis

A Barra da Lagoa é um dos meus locais preferidos de Florianópolis, já visitei várias vezes e sempre que volto para a ilha dou uma passada por lá Surgiu inicialmente era uma vila de pescadores, e hoje ainda preserva estas características. Barcos de pesca artesanal dividem espaço nas águas do canal com banhistas e surfistas. No molhe é comum ver pessoas com pequenas tarrafas à procura de tainhas. 



O que fazer na Barra da Lagoa:

A praia da Barra da Lagoa é muito procurada para a prática do surf, a parte mais ao norte rende boas e grandes ondas. Há locais para aluguel de prancha e se você nunca surfou também pode fazer uma aula nas várias escolas de surf do local.
No verão banhistas também aproveitam as águas do canal, onde é possível fazer snorkel, andar de caiaque, stand up e ver diversos peixes. Só tome cuidado com a correnteza, pois os barcos que vêm da Ilha do Campeche trazem uma correnteza muito forte de dentro do mar para o canal.


Após atravessar a ponte sobre o cana, encontra-se a servidão da Prainha, um aglomerado de ruas estreitas e charmosas com casinhas que ainda conservam a arquitetura portuguesa. Este caminho leva à Prainha da Barra da Lagoa e às piscinas naturais. A prainha é um charme à parte, fica acolhida entre as pedras e na baixa temporada é possível encontrá-la praticamente vazia.




Subindo um pouco depois da prainha, encontra-se a trilha para as piscinas naturais. A trilha é bem tranquila, pode até fazer de chinelo ( não recomendo, mas da pra fazer ). No caminho não é difícil avistar saguis e várias aves. 




As piscinas naturais na verdade são em mar aberto e com muitas pedras. Todo cuidado é pouco, principalmente na maré alta quando as ondas podem te jogar contra as pedras. Infelizmente já houveram mortes no local e pessoas sendo resgatadas por acidentes nas pedras. O ideal é consultar a tábua de marés e escolher um dia e horário onde ela esteja abaixo de 0.5. 



A paleta de cores criada pelo nascer e pôr do sol nas duas praias merece ser contemplado. Devido às montanhas o sol não nasce no mar, esconde-se atrás delas e vai iluminando até finalmente surgir. Se você fizer o trajeto em direção ao centro passará pelo Mirante da Lagoa da Conceição, com vista para a lagoa e as dunas. 



Mirante da Lagoa da Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário