domingo, 14 de agosto de 2022

Trilha do Morro do Baú em Ilhota - SC

O Parque Botânico Municipal Morro do Baú fica na cidade de Ilhota, em meio às montanhas do vale do Itajaí em Santa Catarina. O Morro do Baú, que recebeu este nome por ter o seu formato similar ao de um caminhão baú, é muito conhecido na região do Vale do Itajaí e atrai regularmente muitos praticantes de trilha para subir os seus 812,46 metros de altura.

O parque foi fundado em 1961 pelo botânico Padre Raulino Reitz, com o objetivo de preservar a sua área de 750 hectares. O parque conta com sede e quiosques para camping e churrasco, mas após o desastre das enchentes de 2008 que ocasionaram vários deslizamentos e mortes na região do entorno do Morro do Baú, toda esta estrutura encontra-se abandonada.

Foto: https://oeco.org.br/colunas/20434-o-dia-em-que-santa-catarina-derreteu/

O parque fica localizado na Estrada Geral do Baú, s/n, fiz o trajeto vindo pela Rodovia Ingo Hering ( BR 470 ) e entrando pela Rua Bonifácio Händchen. O caminho é feito boa parte por estrada de barro, e a paisagem torna-se cada vez mais rural e bucólica conforme nos aproximamos do Morro do Baú. Chegamos cerca de 08:30 à antiga sede para iniciar a trilha e retornamos às 15:00 ao estacionamento. O trajeto total tem 4140 metros.


Como já mencionei, o parque encontra-se abandonado há anos, então não há cobrança de entrada ou controle de quem entra e sai do parque. Deixamos os carros estacionados em frente à antiga sede e seguimos para a trilha. Não há registros de roubos ou assaltos no local, que é bastante isolado. Mesmo sem um guarda acho seguro deixar o carro ali para fazer a trilha.


A trilha é considerada nível 4 ( moderada ). A subida tem pouca inclinação, salvo algumas partes com escalaminhada ( subida em pedras ou "degraus" ). Mesmo não sendo uma trilha que exija experiência, não aconselho a fazer sem guia ou alguém que conheça bem o local. Eu fiz a trilha em grupo com a @terramediatrekking de Blumenau, o guia já subiu e acampou algumas vezes no morro. Já houve casos de grupos que se perderam e foram resgatados de helicóptero, inclusive havia um casal perdido quando estávamos voltando do cume.

Ao longo da trilha há vários locais com água, mas somente na fonte da foto a água é potável. Apesar de isolado, há moradores nos arredores, não sendo confiável beber água de qualquer local durante a trilha. No meio do percurso há uma clareira onde as pessoas costumam acampar para depois subir de madrugada para ver o por do sol no cume.



Eram cerca de 11:00 quando chegamos ao cume, paramos para fazer um lanche e apreciar a vista. Do lado leste do Morro do Baú você pode ver as cidades do litoral e seus prédios. Do lado oeste as cidades de Gaspar e a Igreja Matriz, Blumenau e Jaraguá do Sul. O guia conseguiu identificar alguns picos de Jaraguá do Sul e o Spitzkopf de Blumenau, você pode procurar nas fotos porque eu não se identificar rsrsrs. Perto da sede do Morro do Baú tem uma cachoeira, que pode ser vista do cume.



Depois de bem alimentados seguimos para o retorno da trilha. Chegamos cerca de 15:00 na sede e fizemos uma curta trilha para a cachoeira, que também é utilizada para fazer rapel devido à sua formação rochosa.
                                       Morro do Baú ao fundo e Cachoeira do Morro do Baú





Nenhum comentário:

Postar um comentário