sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Lagoa do Peri - Florianópolis

    A ilha de Florianópolis é cercada de lendas, e a origem da Lagoa do Peri é uma delas.  Havia uma bruxa chamada Conceição e um índio chamado Peri, os dois se apaixonaram mas não tinha a aprovação das bruxas nem dos índios. Quando foram descobertos Peri foi transformado numa lagoa, a Lagoa do Peri que possui formato de coração. Conceição chorou tanto pela perde de Peri que suas lágrimas formaram uma lagoa da Conceição. Outras versões dizem que o nome da lagoa se deve à uma planta chamada Peri. Histórias à parte, a Lagoa do Peri é um dos diversos cantos da ilha da magia que valem a pena visitar.

    A lagoa do Peri é uma reserva biológica localizada no sul da ilha, e abriga animais como lontra, macaco prego e jacaré do papo amarelo. Possui 11 metros de profundidade e 5,2 km de extensão. A lagoa possui  estrutura com estacionamento, banheiro, lanchonete, playground e caiaque e stand up para aluguel. 

    Você pode relaxar e aproveitar a lagoa, ou se quiser desvendar o local, há três trilhas: Caminho do Saquinho ( pode-se ver resquícios de engenhos coloniais), Caminho da Restinga (vai da lagoa à praia da Armação ) e o Caminho da Gurita, que é é o mais longo e também o mais atrativo por causa dos riachos e pequenas cachoeiras no caminho. Há também a opção de fazer este passeio que eu fiz, que você pode reservar no Airbnb  por este link. 
 

    Às 09:00 nos encontramos no ponto combinado e pegamos os caiaques e stand up (podia escolher). Enquanto estávamos nos preparando avistamos algumas revoadas de garças e outras aves. Foi a primeira vez que remei na agua doce, é muito mais cansativo do que remar na água salgada; e ainda havia vento e ondulações que deixavam tudo mais difícil. Depois de pouco mais de uma hora remando entramos de caiaque numa abertura que dava para uma floresta na lagoa, muito parecido com o pântano do Shreck, árvores no meio da água, barba de velho e bromélias. 


    Depois de remar mais um pouco ancoramos os caiaques e stand up e seguimos para uma curta trilha até a cachoeira da Gurita. A cachoeira também pode ser pela trilha do caminho da Gurita a pé, não tem necessidade de usar caiaque. Mas a paisagem do percurso feito com o caiaque é única, remar no meio da floresta metade submersa é um experiência incrível de proximidade com a natureza. Estávamos em quatro pessoas no passeio, não vimos mais nenhum turista, o silêncio  só era quebrado pelo barulho dos remos na água.





    Depois de chegar na cachoeira tivemos pouco mais de uma hora para aproveitar suas águas geladas e refrescantes. Este foi o ponto final do da trilha, depois retornamos onde deixamos os caiaques para voltar ao pântano, remar pela lagoa e finalizar o passeio.

    
A lagoa tem várias "prainhas" na costa, fizemos uma parada para descanso em uma delas. Esta pedra gigante tem um nome ( mas quem lembra? ahah), onde passamos de caiaque por dentro, uma experiência meio Jurassic Park. Todo o visual deste passeio da lagoa é muito único e diferente, as montanhas contornando a lagoa, as pedras com bromélias e barba de velho pendentes, revoadas de aves, tudo misturado ao silêncio e solitude da lagoa somente para nós...e um pescador ou outro com o seu barquinho, que apareciam no nosso caminho.

    Eu considero um passeio extremamente cansativo,  o vento no retorno deixou as remadas cada vez mais pesadas. Retornamos ao ponto de saída às 13:00 e eu estava muito cansada. O passeio foi na sexta e segunda-feira meu braço direito começou a latejar, a dor era tão forte que eu mal conseguia segurar um copo. No outro dia a dor piorou, fui para o pronto-socorro e ganhei 3 dias de atestado. O passeio é incrível, vale a pena, mas o trajeto remando é longo e cansativo.  Eu fiz este passeio com a guia Fernanda, reservei pelo air bnb e custou R$160,00. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário