José Boiteux é uma cidade localizada na região do Vale do Itajaí em Santa Catarina. Com cerca de 5.000 habitantes, é conhecida pelas suas cachoeiras, destacando-se a Cachoeira do Rio Laeisz, Cachoeira Wiegand e Cachoeira do Encontro. A cidade também é conhecida por abrigar a Reserva Indígena Duque de Caxias e a Barragem Norte, construída para diminuir o efeito das enchentes no Vale do Itajaí.
O local de início da trilha não possui infraestrutura turística, apenas uma singela placa informativa na porteira que dá entrada para a trilha. Eu fiz a trilha com a @terramediatrekking de Blumenau, e eles têm uma "parceria" com o frigorífico que fica do lado do início da trilha, então pudemos utilizar os banheiros deles e estacionamento. Mas se você for por conta própria não poderá fazer o mesmo trajeto, terá que entrar por outro lugar.
Para chegar até a cachoeira há uma trilha com 2,2 km de extensão, com grau de dificuldade moderado e duração de 1 hora. Em algumas partes da trilha é necessário cruzar o rio, descer escadas e partes íngremes com subidas e descidas com cordas de apoio.
No final da trilha encontra-se a parte mais difícil: transpor enormes e escorregadias pedras, sem possibilidade de fazer o trajeto pela água. Nesta altura já podíamos ouvir a ver a cachoeira, mas ainda tínhamos obstáculos a transpor. Contamos com a ajuda dos guias que sabiam o melhor lugar para pisar e colocar as mãos, pois havia muito limo nas pedras. Havia alguns turista fazendo a trilha por conta própria, e precisaram da ajuda dos guias para chegar até a cachoeira.
Foto: @carlosklug |
O Salto do Rio Laeisz possui cerca de 50 metros de altura. Formado pelas águas do Rio Laeisz, a cachoeira escorre imponente por um paredão, formando uma piscina com uma forte queda, cuja correnteza frustra quem deseja dela se aproximar. Quando os raios de sol tocam o cânion, refletem na água formando um pequeno arco íris...
Nenhum comentário:
Postar um comentário