segunda-feira, 19 de julho de 2021

Flutuação no Rio Sucuri - Bonito

O Rio Sucuri está localizado na Fazenda São Geraldo, a 20 km de Bonito. A flutuação se estende por 1.800 metros e atravessa as águas cristalinas e a vida subaquática do rio mais cristalino do Brasil. A transparência da água deve-se ao fato de que os rios da região da Serra da Bodoquena possuem calcário na composição da água, que acaba calcificando e filtrando qualquer sólida presente na água. O nome Sucuri deve-se ao formato do rio, sendo bem raro avistar uma cobra na água.




Eu fiz o passeio Boia Cross de manhã no mesmo dia, um carro me buscou no fim do passeio e me levou para o centro de Bonito para almoçar. Às 13:00 me buscaram para ir à Fazenda São Geraldo fazer a flutuação.

Ao chegar na Fazenda São Geraldo, um funcionário fez o "check-in" de cada um, e houve um tempo de espera até a flutuação. Neste dia estava muito frio, ainda bem que a fazenda possui salas onde pode-se esperar no quentinho. Depois de vestir as roupas de neoprene (e quase congelar por causa do vento frio), uma camioneta adaptada para o transporte dos turistas nos esperava para um trajeto de 1,5 km até o início da trilha.



Antes de iniciar a flutuação fizemos uma trilha que passa pelas nascentes do rio, cujo trajeto tem decks com paradas para observação. Você deve estar se perguntando como é fazer flutuação em um dia frio. A água dos rios não esfria muito, ela mantém a temperatura constante mesmo no inverno, e a roupa de neoprene ajuda a esquentar. Então mesmo estando menos de 10ºC em julho, você não irá ficar tremendo de frio durante a flutuação.



Ao chegar no deck um instrutor orienta como usar o snorkel e há um período de adaptação antes de iniciar a flutuação. Ao contrário do Rio da Prata, onde há a necessidade de "remar" com os braços durante toda a flutuação, no Rio Sucuri a correnteza te leva e a flutuação é bem tranquila. Um barco nos acompanhou durante todo o trajeto, e quem quisesse poderia fazer o trajeto dentro do barco.

Na hora de iniciar a flutuação havia um grupo com três pessoas, e uma delas disse que não queria mergulhar, "iria ficar no deck esperando o pessoal voltar".  Tal foi o espanto (e quase revolta) quando descobriu que não poderia ficar no deck sozinha enquanto o restante do pessoal fazia a flutuação. A flutuação tem o acompanhamento de um guia, vai de um ponto até o outro do rio seguindo a correnteza, não tem como voltar ao mesmo lugar. Cada grupo é acompanhando por um guia, não há possibilidade de deixar uma pessoa sozinha enquanto espera pelos demais. Ela acabou fazendo o trajeto dentro do barco, pois alegou ter medo de mergulhar. 

As duas pessoas do grupo que entraram na água perturbaram durante quase toda a flutuação, uma delas ficava dando gritos e se batendo na água o tempo tempo, alegando que os peixes a perseguiam e encaravam. Toda vez que um galho ou folha encostava nela era um escândalo, lembro de eu tirar a cabeça da água assustada várias vezes achando que realmente era algo sério como uma cobra. Se você tem medo de peixes e folhas, acho que este passeio não é indicado para você. 







A profundidade do rio fica em torno de 2 metros e é possível ver de perto cada grãozinho de areia. A vegetação é abundante, muitas vezes deslizando levemente por quem passa flutuando. Além de ser morada de muitos peixes, no Rio Sucuri também vivem lontras, mas não consegui avistar nenhuma, somente aves no entorno do rio. A flutuação no Rio Sucuri é muito iluminada,  a areia branquinha e a dança dos peixes com a vegetação aquática dão a impressão de você mergulha em um pintura.  A correnteza do rio te leva para apreciar a exposição de arte que é a natureza debaixo da água.

Todo o percurso durou cerca de 50 minutos, quando chegamos no deck final para subir e voltar à trilha, havia uma quantidade enorme de peixes, dava vontade de ficar ali até escurecer. Falando nisso, o sol estava quase se pondo e eram 17:00, o frio chegava com cada vez mais força e sair da água quentinha ficava cada vez mais difícil. Depois de uma curta trilha no frio, a camioneta nos buscou para retornar à fazenda. Eu fiz três flutuações em Bonito: Lagoa Misteriosa, Rio da Prata e Rio Sucuri, que na minha opinião se destaca pela quantidade de peixes, água rasa, cristalina e a leve correnteza que não deixa a flutuação ficar cansativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário