Bombinhas é um município no litoral norte de Santa Catarina, que atrai brasileiros e estrangeiros ( principalmente argentinos) por suas belas praias. Eu passeio o feriado de carnaval em Bombinhas na Praia de Quatro Ilhas. Este é o menor município do estado com 35,5 km², é fácil visitar a maioria das praias caminhando.
A cidade tem diversas praias como Bombas, Bombinhas (Centro), Zimbros, Canto Grande, Conceição, Ribeiro, Mariscal, Praia da Sepultura, Praia do Retiro dos Padres e Praia de Quatro Ilhas. As praias da Lagoinha e da Sepultura ficam perto do centro, pode-se ir caminhando.
Fuja dos feriados, eu fui no carnaval e não recomendo. Eu chegava na praia às 07:30 para poder aproveitar, pois às 09:00 já vira um inferno e não tem nem como se mexer. As duas praias têm estacionamento pago na entrada, não sobra muito lugar para estacionar na rua.
Praia da Lagoinha:
Conhecida pelos peixinhos, fica antes da praia da Sepultura. Na primeira vez que fui era quase 12:00 e achei piada a placa com os peixinhos na entrada, pois mal dava pra ver a água de tanta gente, ainda mais peixes! Tirei outro dia para um nova visita e às 07:30 pude ver a praia dos peixinhos.
Praia da Sepultura:
Segundo lendas da região, a praia tem este nome devido à sepultura de um escravo que morreu em uma briga e foi enterrado lá em 1840. Tirando o nome o lugar não tem nada de assustador!
A praia da Sepultura fica 800 metros à frente da Praia da Lagoinha. A lotação é a mesma na alta temporada e feriados: chegue cedo para aproveitar. Não entendo como a prefeitura permitiu tantas construções irregulares de restaurantes na frente da praia, o que deixou a faixa de areia muito pequena e a água batendo nas casas. Mas apesar destes descasos a praia é boa para todas as idades, água verdinha, calma e muitos peixes. Se for possível vá a pé, pois os estacionamentos ficam muito lotados e cerca de 09:30 tem um trânsito infernal para chegar de carro na praia.
Bombinhas é a capital catarinense do mergulho ecológico, nesta praia há várias opções de mergulho com cilindro e também aluguel de máscaras de snorkel.
Como era cedo a maré estava baixa, mas depois das 09:00 a maré começa a subir e a maioria das pedras é coberta pela água.
Como era cedo a maré estava baixa, mas depois das 09:00 a maré começa a subir e a maioria das pedras é coberta pela água.
Depois das 09:00 a praia fica muito lotada, ou você esbarra nas pedras ou nas pessoas. Ou nos dois heheh. Há também a trilha da Sepultura, que inicia do outro lado da praia. No google maps aparece a "piscina natural da praia da Sepultura". Eu fiz a trilha e não achei esta piscina e não tem nada sinalizando. Aqui tem um site ensinando o trajeto.
A trilha é leve e não tem erro, a maior parte é em mata fechada. Leve uma toalha ou canga para sentar na grama na sombra e admirar a paisagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário